Páginas

Add This

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Datafolha: Dilma cai para 46% e Serra mantém 28%

RIO - A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, tem 46% das intenções de voto, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira pela jornal "Folha de S. Paulo". A petista caiu três pontos em relação à pesquisa anterior, em que somava 49%. O tucano José Serra manteve os 28% e Marina Silva (PV) subiu um ponto e tem agora 14%.

Segundo a pesquisa, a soma dos outros candidatos não chega a 1%. Os votos brancos e nulos são 3%. O índice de eleitores indecisos é de 7%.

Nos últimos cinco dias, Dilma perdeu três pontos percentuais entre os votos válidos. A petista caiu de 54% para 51%. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, Dilma pode ter 49% dos votos válidos, o que a levaria a um segundo turno, ou 53%.

Considerando-se apenas os votos válidos, o candidato do PSDB subiu de 31% para 32%. Marina também oscilou positivamente, passando de 14% para 16%.

Se considerar os votos válidos, a diferença entre Dilma e os outros candidatos caiu de 14 pontos para dois pontos.

Na simulação de segundo turno entre Dilma e Serra, a petista venceria com 52% e Serra chegaria a 39% da preferência do eleitorado.

A candidatura de Dilma sofreu queda em todos os estratos da população, nos cortes por sexo, região, renda, escolaridade e idade.

Uma das maiores baixas, de 5%, se deu entre os eleitores que ganham de 2 a 5 salários mínimos, que são 33% da população brasileira.

Dilma vem perdendo votos desde a segunda semana de setembro, quando o escândalo envolvendo tráfico de influência na Casa Civil levou ao pedido de demissão de sua ex-assessora Erenice Guerra.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 32913/2010.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: