Páginas

Add This

quarta-feira, 8 de junho de 2011

1ª MORTE POR GRIPE SUÍNA ESTE ANO


Confirma primeira morte por gripe suína neste ano


A Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul confirma a primeira morte por Influenza A H1N1no Estado em 2011. Já foram notificados 87 casos suspeitos da doença, com três confirmados.
A vítima é uma mulher de 48 anos, residente em Anta Gorda, que iniciou com sintomas gripais dia 29 de maio, Internada no dia 1º, ela morreu na última segunda-feira (06). O caso está sendo investigado e todas as medidas necessárias foram desenvolvidas, informa a Secretaria, que acrescenta que a situação está sob controle no Estado.
A orientação é para  a população a manter as medidas de prevenção como lavar as mãos com água e sabão com frequência e não compartilhar talheres e objetos pessoais com pessoas que apresentem os sintomas da gripe, como febre, tosse e dores no corpo. A pessoa que estiver doente deverá cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir e espirrar e se afastar de suas atividades por uma semana.
Também é importante manter os ambientes limpos e ventilados, especialmente os úmidos e frios, pois favorecem a multiplicação do vírus. A higienização das mãos com água e sabão e, quando possível, com álcool gel é indicada na prevenção em locais públicos e com grande circulação de pessoas. Em caso de sintomas compatíveis com a doença, o paciente deve procurar o posto de saúde mais próximo.
Os integrantes dos grupos de risco - gestantes, crianças de seis meses a menores de dois anos, idosos, indígenas e profissionais de saúde - que ainda não se vacinaram, devem buscar imunização.

Blog da Gal

Nenhum comentário: