Páginas

Add This

sábado, 18 de junho de 2011

Descriminalização do uso da maconha tem pouco efeito na luta contra as drogas

Opinião do Blogueiro Roberto Moraes

O assunto é polêmico e não deveria ser tratado apenas como “quebra de tabus” como fala FHC, em seu filme-documentário, mas não pode deixar de fazê-lo.

Porém, o que eu ainda não entendi, mesmo não sendo alguém com visão aprofundada do assunto, é que pelos que alguns especialistas dizem, a maconha vem deixando de ser, pelo menos no Brasil, a droga, mais usada na grande cadeia de ofertas das substâncias, até então, chamadas de ilícitas.

O crack, na baixa renda e a cocaína na média e alta classe, entre outras, pelo que falam, vem de forma acelerada, ocupando o espaço que antes seria da maconha. 

Daí que o debate sobre a descriminalização do uso desta droga, como combate ao tráfico de uma maneira geral, parece ter um efeito menor, do que o que parece evidenciar, numa aparente pretensão de elevar alguns, a um novo patamar de discurso que se deseje moderno e sem tabus.

A eficácia da intenção, menor que o debate do aumento do uso das drogas, que até o STF foi chamado a falar, parece baixa. Ou não? O blog repassa o debate para seus leitores e colaboradores.

Nenhum comentário: