Páginas

Add This

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Notícias sobre a tragédia na Escola de Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro

Rio - Tragédia em Escola

Escola onde ocorreu tragédia no Rio ficará interditada por tempo indeterminado

 

A FOTO DO ATIRADOR DE REALENGO




Wellington Menezes de Oliveira, o atirador. 

O homem que abriu fogo em uma escola em Realengo, na Zona Oeste do Rio, foi identificado pela políciia como Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos. Segundo a Polícia Militar, ele era ex-aluno da Escola Municipal Tasso da Silveira.


De acordo com o coronel Djalma Beltrami, Wellington deixou uma carta, segundo ele, com inscrições complicadas, no local.

“Ele tinha a determinação de se suicidar depois da tragédia”, contou Beltrami. A carta foi entregue a agentes da Divisão de Homicídios.

Conhecido na escola por ser ex-aluno, ele teria entrado sob alegação de que iria fazer uma palestra. Segundo a polícia ele usou dois revólveres, que chegou a recarregar várias vezes.

O atirador da Escola Tasso da Silveira, Welington Menezes de Oliveira, responsável pela morte de 10 crianças e ferimentos em mais 22, era portador do virus HIV, segundo informações divulgadas pela BandNews, com base em relato de uma irmã dele, Roselane, 49 anos

 

Cabral diz que psicopata entrou na escola para buscar um histórico.

Cabral fala que o psicopata estava armado até os dentes. O ex-aluno entrou na escola usando a desculpa de buscar o histórico. De acordo com as informações repassadas pelo governador um sargento que estava atuando numa operação do Detro, atendeu a solicitação de dois estudantes e foi ao local onde acertou um tiro na perna do jovem atirador, que uma vez caído se matou. As informações foram divulgadas pelo governador Sérgio Cabral.

Homem invade escola em Realengo, no Rio, e atira em crianças








O homem, que foi identificado como Wellington Menezes de Oliveira, de 24 anos, e que seria ex-aluno da escola, invadiu uma das salas de aula atirando.
Segundo o secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, todas as crianças foram atingidas no tórax, abdômen e cabeça, áreas consideras vitais, o que indica que o atirador tinha intenção de matar.
- Eu não esperava na minha vida um momento como esse. Médicos que não estavam de plantão vieram e estão no centro cirúrgico.
Wellington teria tentado fugir, mas foi interceptado por policias que faziam uma operação na região. Ele estaria com duas armas e teria se suicidado após fazer os disparos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, cerca de 1.000 alunos estudam na escola, dos quais 400 no turno da manhã, do 4º ao 9º ano, com idades que variam entre 9 e 14 anos.
O morador Evaldo Machado, que estava na janela de casa, próximo à escola, contou como foi a situação.
- Eu estava tomando café na janela quando vi uma correria de várias crianças saindo da escola. Eu contei pelos menos 13 feridas. Elas foram retiradas em carros particulares.
Por volta das 9h30, centenas de pessoas estavam aglomeradas na porta da escola. Policias isolaram a área e várias ruas no entorno estão fechadas.
Dois helicópteros da Polícia Civil foram ao local para ajudar no resgate às vítimas.
O prefeito Eduardo Paes chegou à escola por volta das 10h.
Segundo investigadores da Polícia Civil, o homem estava com colete à prova de balas, usava roupa preta e luva. Na carta deixada por ele, havia menções ao Islamismo e tinha referências às práticas terroristas.

Fonte: r7.com.br


As consequências do ataque na escola de Realengo no Rio

Nosso país não tinha até então histórico deste tipo de violência mais freqüente nos EUA. 12 pessoas morreram e 18 foram atingidas no ataque ocorrido hoje pela manhã, na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio.

O fato é lamentável. Mas, pelo histórico das ocorrências similares nos EUA, sabe-se que é pouco previsível. Porém, o pior de tudo que ele traz, logicamente para além das vítimas diretas, seus familiares, os servidores da escola, etc. é a paranóia que ele tende a desencadear daqui por diante. 

Daqui para diante vão querer que se instalem detector de metais em todas as escolas. Vão surgir as propostas de acompanhamento da vida de estudantes, ditos ou considerados, anormais. As desconfianças tenderão a se ampliar, as divergências poderão tomar um rumo diferente do diálogo que busca consensos ou soluções, num ambiente, que precisa ser de construção para que a Escola cumpra a sua grande tarefa de formação de pessoas.

Enfim, o estrago feito sobre a Educação Brasileira com este ataque de hoje é muito maior do que a vista e os demais sentidos podem alcançar, neste primeiro momento de angústia, medo e repulsa.
A Escola mais que um processo entre alunos e docentes, para ser eficiente, ela necessita de uma ambiência construtiva. O saber e o estímulo à curiosidade, um dos importantes papéis da Escola nestes dias de conexão quase total, depende de tranqüilidade para que o intelecto e a emoção possam fluir e o crescimento humano possa se forjado.

Os tiros do ataque atingem a Escola Tasso da Silveira enquanto instituição, mas atingem a nossa sociedade como um todo. A discussão sobre a violência retomará com novos ingredientes antes ausentes. É compreensível que assim seja, até porque Escola que possa ser considerada como tal, nunca vai estar apartada da sociedade, porém, é preciso que não deixemos que as ações a serem desencadeadas por este fato lamentável, transponham os limites do razoável, sob pena de atingirmos valores que sem os quais a Educação valerá muito pouco. 

Acompanhemos, pois, com interesse e disposição de enfrentar os desafios que a vida nos impõe, mas, estejamos, especialmente os Educadores, atentos, para não deixar que enclausurem nossas escolas Brasil afora. A Educação necessita de liberdade e ninguém está a salvo neste mundo, dos alucinados, que também estão sendo produzidos pela nossa sociedade.

PS.: Atualizado às 13:18: Corrigido o número de mortos e feridos em função das informações mais recentes.

ATIRADOR USOU 02 REVÓLVERES CALIBRE 38



O rapaz que invadiu na manhã desta quinta-feira uma escola municipal do Rio e disparou diversos tiros contra os alunos usou dois revólveres calibre 38, e levava muita muinição, segundo o coronel Djalma Beltrami, comandante do Batalhão da Polícia Militar em Realengo (zona oeste). As informações são do Jornal Folha de São Paulo.

IRMÃ DO ASSASSINO WELLINGTON DIZ QUE MATOU 9 MENINAS, ELE TINHA AIDS.

O atirador da Escola Tasso da Silveira, Welington Menezes de Oliveira, responsável pela morte de 10 crianças e ferimentos em mais 22, era portador do virus HIV, segundo informações divulgadas pela BandNews, com base em relato de uma irmã dele, Roselane, 49 anos. 

DILMA CHORA E PEDE MINUTO DE SILÊNCIO EM RESPEITO AOS MORTOS DE REALENGO



A presidente Dilma Rousseff pediu, emocionada, nesta quinta-feira (7), um minuto de silêncio em homenagem às crianças mortas em massacre no Rio de Janeiro, quando um atirador matou pelo menos 11 pessoas em uma escola.

Durante cerimônia em comemoração da formalização de 1 milhão de empreendedores individuais, a presidente afirmou "repudiar" o ato de violência "contra crianças indefesas".


Ela chegou a chorar e embargar a voz ao pedir aos presentes "um minuto de silêncio aos brasileirinhos". As informações são do site G1.

"“Hoje, temos também que lamentar o fato que aconteceu em Realengo com crianças indefesas. Não era característica do país ocorrer este tipo de crime. Por isso, considero que todos aqui, homens e mulheres, estamos unidos no repúdio àquele ato de violência, no repúdio a esse tipo de violência sobretudo a crianças indefesas”, afirmou.
 

Um comentário:

Gisele Torres Bastos disse...

Concordo com vc, a partir de agora a Educação passa a enfrentar mais um problema...a paranóia do insano... cada vez perde mais num ambiente q exige tranquilidade, serenidade... Sou professora do RS e estou solidária com os alunos e profes do RJ... do Brasil e do mundo.