Páginas

Add This

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Tempestades e tornados matam centenas nos EUA

O GloboAgências internacionais

BIRMINGHAM, Alabama - Já passa de 230 o número de mortos na passagem de tornados nos últimos dias por cinco estados no sul dos Estados Unidos, segundo informações divulgadas pela rede CNN.


Apenas no Alabama foram registradas 149 mortes. Também houve vítimais fatais em Mississippi, Arkansas, Tennessee e Geórgia. Outros estados foram atingidos pelo mau tempo, entre eles Louisiana, Texas e Virgínia. O presidente americano, Barack Obama, declarou estado de emergência no Alabama e ordenou ajuda federal para o estado.


"Mesmo sem sabermos a extensão dos danos por dias, vamos continuar a acompanhar estas tempestades severas em todo o país e estamos prontos para continuar a ajudar o povo do Alabama e todos os cidadãos afetados por estas chuvas", disse Obama em um comunicado.


EU-REPÓRTER: Está na região? Mande seu texto, foto ou vídeo


O mau tempo provocado por uma série de tornados e tempestades na região derrubou linhas de energia elétrica, danificou prédios e provocou inundações. As tempestades forçaram o fechamento de três usinas nucleares no Alabama e derrubaram 11 linhas de alta tensão. O governador do estado, Robert Bentley, mobilizou cerca de 1.400 homens da Guarda Nacional e dise que iria visitar as áreas atingidas nesta quinta-feira para ajudar nos serviços de busca e resgate.


Ao menos 15 pessoas morreram quando um tornado atingiu Tuscaloosa, um cidade de 93 mil habitantes que abriga a Universidade do Alabama. A tempestade que gerou um tornado provocou mais outros tornados três horas depois na Geórgia.


- Este pode ser o pior tornado na história do Alabama - disse o meteorologista Josh Nagelberg, do AccuWeather.com.


O condado de Marshall, no nordeste do Alabama, teve seis mortes, cinco delas em um casa, informou o xerife Scott Paredes.
- A casa estava na rota direta do tornado. Tivemos casas e empresas atingidas. Toda comunidade do município sofreu danos - disse.


Há duas semanas, tornados mataram mais de 40

As inundações causaram grande preocupação em toda a área atingida pela tempestade, onde a chuva combinada com a neve derretida causa aumento do volume dos rios e solos saturados. Mais longe, no estado de Nova York, também foram registradas inundações.

Além do Alabama, os governadores do Arkansas e do Tennessee também declararam estado de emergência. No Mississippi, o governador Haley Barbour declarou estado de emergência para 39 condados.

O tempo violento tem castigado a maior parte do sul dos EUA este mês. Duas semanas atrás, pelo menos 47 pessoas morreram em tempestades que atingiram uma ampla região, de Oklahoma até a Carolina do Norte.




Leia mais sobre esse assunto em O Globo

Nenhum comentário: