Páginas

Add This

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Composto à base de brócolis pode ajudar o sistema imunológico a limpar bactérias nocivas aos pulmões

O Globo


NOVA YORK - Além de ajudar a prevenir o câncer, o brócolis também pode ajudar o sistema imunológico a limpar bactérias nocivas aos pulmões. Um composto vegetal está sendo testado como tratamento para pessoas com doenças pulmonares. 

Para garantir o funcionamento correto dos pulmões, grandes células chamadas macrófagos removem detritos e bactérias que podem se acumular nos pulmões e causar infecções. Esse sistema de limpeza é defeituoso em fumantes e em pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica (com características de bronquite e enfisema) que sofrem com infecções frequentes. 

Agora os pesquisadores descobriram uma via química nos pulmões chamada NRF2, envolvida na ativação dos macrófagos, que é eliminada pelo tabagismo. E descobriram que o sulforafano, um composto químico de brócolis, couve-flor e outros vegetais crucíferos, pode restaurar esta via.
O pesquisador Shyam Biswal, da Johns Hopkins University em Baltimore, Maryland, e seus colegas, expuseram os macrófagos defeituosos dos pulmões de 43 pessoas com DPOC a duas cepas de bactérias que são causas comuns de infecções associadas à doença. Com o sulforafano, a via NRF2 foi ativada e a habilidade dos macrófagos em reconhecer a bactéria foi restaurada. 

Os pesquisadores então expuseram camundongos ao fumo por uma semana ou seis meses. Os dois grupos tiveram aumento de colonização bacteriana nos pulmões, semelhante ao observado em pacientes com DPOC. Depois de tratar os camundongos com sulforafano, houve aumento da depuração bacteriana e melhora da funcionalidade das células.
Segundo os pesquisadores, estudos em humanos ainda são necessários para estabelecer os efeitos dos benefícios de uma dieta rica em sulforafano no sistema imunológico.

Nenhum comentário: