Páginas

Add This

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Câmara deve ser a opção de quem ocupou cargos maiores


No mundo político, para garantir a sobrevivência, muitas vezes é preciso dar alguns passos para trás. Em Campos, dois ex-prefeitos (Arnaldo Vianna e Alexandre Mocaiber), três ex-deputados (Claudeci, Wilson Cabral e Paulo Albernaz) e um ex-vice-prefeito (Toninho Viana) podem disputar cadeiras na Câmara Municipal em 2012.

Eleitoralmente, o ex-prefeito e ex-deputado Arnaldo Vianna (PDT) é atualmente o nome mais forte da oposição em Campos. Porém, estrategicamente, o pedetista pode optar por não enfrentar a máquina municipal em 2012, que deve ter a prefeita Rosinha como candidata. Sendo assim, recuaria em busca de uma vitória impactante na disputa pela Câmara, que deverá passar de 17 para 25 cadeiras na próxima legislatura.

Outro ex-prefeito, Alexandre Mocaiber (PSB), que no ano passado quase entrou na disputa por uma cadeira na Alerj, mas desistiu por conta da demora no julgamento sobre o seu registro de candidatura, é outro que pode retornar ao Legislativo, de onde saiu quando era presidente para assumir o governo municipal em 2005, após a cassação de Carlos Alberto Campista. Em seu blog, o jornalista Roberto Barbosa, que foi secretário de Comunicação durante o governo Mocaiber, disse em uma nota que o ex-prefeito Mocaiber foi convidado pelo presidente do PMDB em Campos, Ivanildo Cordeiro, para se filiar ao partido. “Cordeiro quer montar uma boa nominata de candidatos ao legislativo e disse que teve acesso a uma pesquisa que apresenta Mocaiber liderando as intenções de votos. No gingado do samba, Mocaiber ficou de pensar”, disse Roberto Barbosa no blog.

Para o ex-deputado estadual Claudeci (PSL), a disputa por uma cadeira na Câmara Municipal também deve ser o caminho em 2012. Em 2004 e 2006, quando integrava o grupo liderado pelo deputado federal Anthony Garotinho (PR), ele concorreu como vice-prefeito na chapa encabeçada por Geraldo Pudim. Após duas derrotas, Claudeci  se aliou ao grupo de Arnaldo Vianna. Porém, em 2008, sofreu mais duas derrotas. Seu irmão, ex-vereador Sadi Francisco não se reelegeu e Arnaldo perdeu para Rosinha Garotinho.

Outro ex-deputado que não conseguiu se eleger em 2010, o médico Wilson Cabral (PSB) também pode buscar sua sobrevivência política através de uma cadeira na Câmara. Inclusive, o ex-parlamentar tem aparecido nas propagandas do PSB na TV em busca de novos filiados. Um velho conhecido dos eleitores de Campos, o ex-deputado Paulo Albernaz (PT do B), que voltou a integrar o grupo de Garotinho, também deverá se candidatar em 2012. Em 2010 ele não conseguiu se eleger e é atualmente o terceiro suplente do PT do B.

Nenhum comentário: