Páginas

Add This

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

MARINA X DILMA

Análise comparativa entre Dilma e Marina feita pelo Advogado e Blogueiro Cláudio Andrade

A política é realmente uma ‘caixa’ de surpresas. Até o presente momento, o Partido dos Trabalhadores tem sob controle os caminhos que levam a eleição de Dilma Roussef. Lula, após o desastre do ‘mensalão’ construiu um nome para a sua sucessão e consegue, mesmo diante de mais uma crise institucional da Casa Civil, manter a sua candidata ilesa.


O Presidente da República buscou na origem do PDT, uma ex-militante para ser a sua sucessora. Temos a convicção que Dilma sem Lula não é um nome de expressão, mas com o apoio dele, é muito forte e as pesquisas de opinião revelam isso. Trata-se então de uma invenção lulista, para suprir a ausência de um nome original de dentro do PT.

O efeito mulher não deixa de ser outro ingrediente. Em vários países do mundo, as mulheres estão ocupando cargos de relevância, sendo que algumas, já chegaram a Presidência de seus respectivos países. Todavia, a política é a arte das oportunidades e pautado nisso, o Partido Verde, mesmo sendo um componente do baixo clero, ofereceu a Marina Silva, a vaga de candidata à Presidência da República, bem como, a chance de discutir em níveis relevantes, temas importantes como o Meio Ambiente e o futuro econômico e social do Brasil.

Para quem consegue visualizar pontos distantes, a ida de Marina para o PV possui muito mais ingredientes do que a relevância ambiental de seu discurso que tem sido discreto, diga-se de passagem. Marina tem um histórico no PT muito maior do que o de Dilma. Isso é fato. A primeira com experiência no atacado enquanto a outra no varejo.

A ex-ministra tem origem pobre, filha de doméstica, analfabeta até a fase adulta e possui um histórico de lutas sindicais idêntico ou quase similar, ao de nosso Presidente. São ingredientes de vida que não influenciam o meu voto, mas é de suma relevância para a escolha de milhões de outros eleitores. Nesse momento, surge uma indagação: a escolha de Marina não seria mais apropriada ao PT do que a de Dilma?

Entendo que viabilizar um nome não é coisa fácil, entretanto, Lula, ao meu sentir, tinha em seu próprio canteiro, uma mulher com infinitas qualidades e que, aos ‘olhos’ da nação seria viável.

O texto em epígrafe não é um panfleto em favor da candidatura de Marina e sim o reconhecimento público de minha frustração em não vê-la dentro de uma estrutura capaz de viabilizar para si, a faixa presidencial.

Boa sorte a todos.

Cláudio Andrade

Nenhum comentário: