Páginas

Add This

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

COM UM CORAÇÃO ARTIFICIAL, TUMA LUTA PELA VIDA


  
O estado de saúde do senador Romeu Tuma é satisfatório, segundo os médicos. Ele está internado num hospital de São Paulo, onde se recupera da cirurgia para o implante de um coração artificial.

Internado há mais de um mês, o senador Romeu Tuma luta para viver. Com uma grave insuficiência cardíaca, ele já passou por vários procedimentos médicos que não deram o resultado esperado. O senador está com falência em dois terços do músculo do coração.

Esgotadas as alternativas convencionais de tratamento, os médicos decidiram buscar, na Alemanha, um coração artificial considerado o mais moderno do mundo. O equipamento foi implantado no senador com sucesso.

O aparelho, que custa R$ 300 mil, é instalado entre a ponta do coração e a artéria aorta. Ele funciona como uma bomba que ajuda o coração original a mandar sangue para o organismo.

O médico que fez o implante em Romeu Tuma, Fábio Jatene, explica que o aparelho consegue prolongar a vida de pacientes em estado grave. “Ele pode ser usado por semanas, meses ou até anos. A pessoa que mais tempo permaneceu com esse aparelho funcionando foi de 6 anos e meio”.

Aparelhos semelhantes a este, mas colocados do lado de fora do organismo, já são usados em pacientes que esperam por transplantes.

Fonte: G1

Nenhum comentário: