Páginas

Add This

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O que esperar das eleições municipais de 2012?

Após resultados das eleições do dia 03, muitos já planejam e esperam ansiosamente por 2012. E não é toa, alguns partidos cresceram neste último pleito e agora querem alçar vôos maiores e tomar conta de boa parte do executivo fluminense.

Atualmente o PMDB possui em todo estado 35 prefeituras (entre elas a da capital) e outras 38 tem como chefe do executivo aliados deste último pleito. Das outras 19 prefeituras, 18 mesmo apoiando a coligação de Gabeira fizeram campanha pró Cabral, um exemplo é o prefeito de Duque de Caxias, Zito, que é o do PSDB, mas apoiou Cabral contrariando seu partido. A única prefeitura que não apoiou Cabral nesta eleição foi a prefeitura de Campos, cujo prefeito interino é Nelson Nahin (PR), irmão de Garotinho.

O PMDB controla tudo, o governo, a prefeitura da capital, a Assembleia Legislativa e a Câmara de Vereadores são, todos, capitaneados por peemedebistas. Mas será que após perder cadeiras importantes na Alerj nestas eleições, essa o PMDB continuará sendo o todo-poderoso? Acho difícil.O PMDB fez 12 deputados, o PDT fez 14 e pode emplacar Wagner Montes (caso o PDT não atrapalhe dessa vez)  para presidência da Alerj. Aí já se vai a Alerj do PMDB, ainda restam prefeituras e o governo.

Bem vamos analisar a situação do PMDB nas prefeituras: As 35 prefeituras comandadas por peemedebistas são em sua maioria de ex-aliados que trairam Garotinho e agora apoiam Cabral. Em grande parte dessas prefeituras já há alianças que estão sendo desenvolvidas para fazer frente ao PMDB, principalmente no norte e noroeste do Estado. O PR cresceu neste pleito e poderá concorrer as eleições de 2012 dando trabalho para o pessoal do 15. Em Macaé o irmão de Riverton Mussi, atual prefeito, Adrian Mussi teve votação muito inferior de Dr. Aluísio (PV) que poderá ser um grande advesário nas eleições que vêm por aí. Em outros municípios como São João da Barra, São Francisco e São Fidélis, as lideranças de oposição local se articulam e planejam uma grande vitória em cima daqueles que os trairam. E por aí vai, em todo estado partidos de oposição ao PMDB vão com força total, inclusive na capital, onde poderemos ter surpresas, já até surgiu rumores que Marina Silva, candidata derrotada o PV nas eleições presidenciais que teve ótimo desempenho tendo quase 20% dos votos viria a ser a candidata do PV na capital fluminense, visto que obteve um excelente desempenho na cidade.

Muito bem, surpresas estão por vir, mas até 2012 muita água passará por debaixo da ponte.

Quem viver, verá!!!!

Nenhum comentário: