Páginas

Add This

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Marina divulga dez temas para debate no 2º turno

De Maria Angélica Oliveira, Do G1

A senadora Marina Silva reuniu lideranças do PV na tarde desta sexta-feira (8) para divulgar um documento com dez temas que será usado como base para discussão para definir apoio do partido a um dos candidatos que disputa o 2º turno, Dilma Rousseff (PT) ou José Serra (PSDB).
O PV não exclui ainda a possibilidade de adotar neutralidade. O documento apresenta 42 diretrizes agrupadas em dez temas: transparência e ética; reforma eleitoral; educação para a sociedade do conhecimento; segurança pública; mudanças climáticas; energia e infraestrutura; seguridade social: saúde e assistência social e previdência; proteção dos biomas brasileiros; gasto público de custeio e reforma tributária; política externa e, por último, fortalecimento da diversidade sócio-ambiental e cultural.

O documento tem como destaques propostas amplamente discutidas por Marina em campanha, como o aumento do investimento em educação para 7% do PIB, criação de um sistema nacional de prevenção e alerta sobre desastres naturais, a criação de uma agência reguladora independente para política nacional de mudanças climáticas, o veto à propostas de alteração do código florestal que reduzam áreas de reserva legal, preservação permanente ou promovam anistia a desmatadores.


Em entrevista coletiva, Marina afirmou que não há um ponto mais importante que o outro e eles não foram apresentadas de forma hierarquizada. Ela voltou a reafirmar que será a discussão sobre as propostas que deve definir o apoio do partido no segundo turno.


"Um processo complexo como esse não é puramente declaratório. É uma dinâmica que vai se estabelecendo a partir de agora. Fizemos algo respeitoso com a democracia", disse.


Os líderes do PV destacaram que os pontos apresentados são a única base de discussão para quem o PV vai declarar apoio e negou debate sobre cargos.




Convenção


O partido prevê a realização de convenção no dia 17 de outubro para definir seu posicionamento no segundo turno da disputa presidencial.


A convenção será em São Paulo, em local ainda não definido. A decisão será tomada por cerca de 90 delegados com direito a voto na convenção.


O grupo dos delegados será formado por 15 pessoas de fora do partido (Movimento Marina Silva, intelectuais e religiosos), por toda a executiva nacional (composta por cerca de 40 dirigentes), por candidatos ao Senado e ao governo pelo PV (mesmo os que não conseguiram vaga) e também por deputados federais eleitos.

Nenhum comentário: