Páginas

Add This

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Câncer de mama e colo de útero: Prevenção é o melhor remédio


Foto
Em Campos haverá uma mobilização contra a doença neste sábado
O câncer é uma doença que tem preocupado autoridades de saúde em todo o mundo, principalmente pelo aumento do número de casos da doença nos últimos anos. O câncer de mama, e de colo de útero são os que mais atingem as mulheres no Brasil.

Segundo dados do Instituto do Câncer (Inca), com aproximadamente 500 mil casos novos por ano no mundo, o câncer do colo do útero é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, sendo responsável pela morte de 230 mil mulheres por ano. No Brasil, ainda para 2010, são esperados 18.430, com um risco estimado de 18 casos a cada 100 mil mulheres.

O surgimento do câncer do colo do útero está associado à infecção por um dos 15 tipos oncogênicos do HPV. Outros fatores de risco são o tabagismo, a baixa ingestão de vitaminas, a multiplicidade de parceiros sexuais, a iniciação sexual precoce e o uso de contraceptivos orais.

Estima-se uma redução de até 80% na mortalidade por este câncer a partir do rastreamento de mulheres na faixa etária de 25 a 65 anos com o teste de Papanicolaou e tratamento das lesões precursoras com alto potencial de malignidade ou carcinoma "in situ".

Já segundo o Inca, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos nesse grupo. No Brasil, são esperados 49.400 novos casos em 2010, com risco estimado de 49 casos a cada 100 mil mulheres.

Embora seja considerado um câncer de bom prognóstico, trata-se da maior causa de morte entre as mulheres brasileiras, principalmente na faixa entre 40 e 69 anos, com mais de 11 mil mortes/ano (2007). Isso porque na maioria dos casos a doença é diagnosticada em estádios avançados.

Em Campos, a situação também preocupa, e para informar mais as mulheres sobre as formas de prevenção da doença, 23 unidades da rede municipal de saúde vão participar no próximo sábado (28/08), do Dia de Ação integral à Saúde da Mulher. O evento vai oferecer vários serviços como coleta de preventivo, com diagnóstico de câncer do colo de útero, e encaminhamento para realização de exame de mamografia, para mulheres acima de 40 anos. A mobilização vai acontecer das 8h às 17h.

Segundo o secretário de Saúde, Paulo Hirano, outros serviços serão oferecidos as mulheres, como aferição da pressão arterial, teste de glicemia, orientação nutricional e orientação odontológica.

Esta será apenas uma das 3 ações organizadas pela Prefeitura para evitar que as mulheres do município desenvolvam câncer. A outra ação diz respeito à implantação da vacina quadrivalente contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV), através do Programa Saúde na Escola (PSE). Serão imunizadas as meninas de 11 a 15 anos de idade em escolas públicas e particulares.

Já a terceira ação envolve o trabalho educativo realizado nas escolas para alunos e pais de alunos. Equipes do PSE orientam como acontecerá a vacinação e falam sobre os diferentes tipos de câncer.

O importante, segundo especialistas, é que as mulheres estejam sempre atentas a qualquer sintoma, que tenham uma alimentação saudável, pratiquem atividades físicas com regularidade, e principalmente, que visitem seus ginecologistas com frequência, para a realização dos exames de rotina.
..........................................

Nenhum comentário: