Páginas

Add This

quinta-feira, 24 de março de 2011

UM ATENTADO À LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Agora mais tranquilo, se é que podemos dizer isso, depois de passar a tarde no Hospital Copa D´Or, com familiares e amigos do nosso companheiro Ricardo Gama quase assassinado hoje de manha, mas finalmente a cirurgia foi um sucesso, graças  Deus. Por isso, volto a refletir sobre alguns fatos preocupantes que talvez guardem relação. Espero que nao.
 
1. A prisão arbitraria e politica de 11 jovens durante o ato de protesto contra a visita do Presidente Obama! A prisão ocorrida na sexta-feira passada foi algo que em si me fez lembrar à repressão contra as passeatas que faziamos nos anos de chumbo, pós 1968. Quem deu a ordem para manter os jovens presos em Bangu durante o periodo em que Obama estava no Rio o fez com requinte igual ao da Ditadura?Foi Beltrame? Cabral?  Eu sei como funciona isso. Uma das vezes em que fui preso durante a ditadura militar, foi preventivamente (!?). O DOPS me manteve o dia inteiro preso para que eu nao fosse a um encontro de estudantes para reconstruçao da UNE em 1974, em Minas Gerais. À revelia da lei e da Constituição. Assim funcionava a Ditadura. Abuso de autoridade, no minimo.
 
2. Agora, a tentativa de assassinar Ricardo Gama, companheiro do PR, conhecido critico de outras autoridades, como o Cabral, passou dos limites. Ainda que nao saibamos que fez isso, nem acusamos ninguem, podemos inferir que quem fez isso o fez porque ficou contrariado pelas suas denuncias, nas palavras do delegado da Policia Civil. Mas o fez seguro e estimulado pelo clima de impunidade no Estado. Ou que ficará acobertado graças ao papel subalterno de grande parte da imprensa avida pelas verbas de publicidade. 

3. E quais as denuncias que Ricardo fazia? Denuncia sobre as UPPs, denuncia das farsas das investigações sobre corrupção do governo do estado, como o caso dos remedido superfaturados, as ambulancias da TOESA, relaçoes obscuras entre traficantes e algumas autoridades, etc etc. Ora, o que podemos imaginar a partir dai? Qual a segurança que os cidadãos poderao ter daqui a pouco no Rio? Se protestar pode ser preso? Se criticar corre o risco de ser assassinado? É isso?
 
4. Ricardo é um advogado. Cadê a OAB que defendeu com tanta presteza a esposa do Cabral no rumoroso caso de advogar para duas concessionárias publicas? Cadê a ABI que outrora ja defendeu tanto a liberdade de imprensa e de expressão? Cadê a GLOBO que moveu mundos e fundos até que a politica prendeu os assassinos de Tim Lopes, assassinos traficantes? O que dirá a GLOBO com a motivação sendo politica?

5. Perguntas que não me saem da cabeça. Mas vou dormir. Espero que  tudo isso nao venha a se assemelhar a Chicago ou a Sicilia, ou à Ditadura, como aqui já denunciei varias vezes...Espero que a noite não seja uma metáfora... apenas uma noite. Que Ricardo se recupere logo!
 

Nenhum comentário: