Páginas

Add This

sábado, 12 de março de 2011

Notícias » Notícias Três pessoas foram irradiadas após explosão em usina no Japão

TÓQUIO, 12 Mar 2011 (AFP) -Ao menos três japoneses moradores de uma cidade próxima à usina nuclear que explodiu foram expostos à radiação, relatou neste sábado a imprensa local, aumentando o temor de um grande vazamento radioativo depois do terremoto de sexta-feira que abalou o nordeste do Japão.
Essas três pessoas faziam parte de um grupo de cerca de 90 pacientes internados em um hospital da cidade de Futaba-machi e foram escolhidos aleatoriamente por médicos para serem submetidos a testes, após o incidente nuclear, informou a televisão pública NHK.
Os médicos descobriram que eles haviam sido irradiados, acrescentaram a NHK e a agência Jiji, citando o governo local de Fukushima.
Os pacientes esperaram os socorristas em uma escola, onde haviam sido transferidos e, em seguida, foram levados em helicóptero. Naquele momento, ocorria a explosão na usina de Fukushima Nº1.
Os três, que ainda não tiveram idade e sexo divulgados, vão passar por uma lavagem especial para se livrar da radiação, mas seu estado de saúde não apresenta nada anormal, relatou a NHK.
A explosão que ocorreu neste sábado na usina Fukushima Nº1 fez com que parte do prédio que comporta o reator número 1 derretesse. No entanto, o governo afirmou que o exterior do reator não foi danificado e pediu que a população local mantivesse a calma.
Ainda assim, as autoridades ordenaram a evacuação dos habitantes a um raio de 20 km da usina.
O porta-voz do Estado, Yukio Edano, acrescentou que a radiação no local havia "diminuído bastante" após a explosão.

Portal Terra

Nenhum comentário: