Páginas

Add This

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Petrobras

Petrobras planeja ilha artificial para apoiar exploração do pré-sal

Informações sobre como a Petrobras planeja trabalhar a exploração na camada pré-sal que fica mais distante do continente do que as atuais reservas:

"Uma espécie de ilha artificial com heliporto, armazéns e alojamentos tende a ser a solução para o sistema de transporte de pessoas e cargas leves para o pré-sal. Inédito na indústria do petróleo, o modelo que consiste num ponto de apoio está em estudo na Petrobrás, e seguirá soluções logísticas observadas na indústria de aviação civil e em centros de distribuição de grandes redes de varejo.

A expectativa é que o “hub” seja totalmente implantado até 2015, quando o pré-sal terá 11 plataformas de produção. A opção logística mais plausível para resolver o problema de distâncias superiores a 300 km será mesmo criar plataformas modulares a mais de 250 km de distância da costa. Seriam hubs com vários módulos.

A princípio, os trabalhadores fariam o percurso da costa até o hub concentrador a bordo de confortáveis navios de até 300 passageiros. De lá, seriam distribuídos para os vários campos do Pré-sal.

Este esquema seria acoplado ao Sistema de Proteção Marítima da Marinha do Brasil. Seria mais eficaz e produtivo que um dos módulos do hub fosse da Marinha. Para tal, Petrobras e Marinha precisam trabalhar e pesquisar conjuntamente as alternativas para a Produção e para a necessária Defesa do Pré-sal".
FONTE: Blog do Roberto Moraes

Nenhum comentário: