Páginas

Add This

quinta-feira, 9 de julho de 2009

ESPECIAL: SEGUNDONA Conheça o São Cristóvão de Futebol e Regatas
Foto Ururau / Reprodução
Único time do mundo a possuir um único uniforme oficial

São Cristóvão de Futebol e Regatas é uma agremiação esportiva, da cidade do Rio de Janeiro, fundada a 12 de outubro de 1898. O São Cristóvão foi fundado no bairro de São Cristóvão, inicialmente apenas como clube de regatas, com o nome de Club de Regatas São Christóvão. Fundiu-se ao São Christóvão Athletic Club, que era apenas de clube de futebol e disputava o campeonato metropolitano, para criar o atual São Cristóvão de Futebol e Regatas.

Além de ter sido campeão do Torneio Início do Rio de Janeiro em 1918, 1928, 1933 e 1937, o São Cristóvão foi ainda vice-campeão em outras seis ocasiões (1920, 1925, 1927, 1938, 1940 e 1964), num total de dez decisões disputadas neste tradicional torneio.

O clube teve o seu maior momento, quando conquistou o Campeonato Carioca da Primeira Divisão em 1926. Com uma campanha irretocável, conseguiu catorze vitórias, dois empates e apenas duas derrotas em dezoito jogos, goleando adversários expressivos, como Flamengo (5 a 0 e 5 a 1), Fluminense (4 a 2) e Botafogo (6 a 3).

Outro grande momento do São Cristóvão foi o vice-campeonato carioca de 1934, que mostra a força do clube, no início do século XX, suplantando grandes clubes do futebol carioca.

Em 1937, quando disputava o Campeonato Carioca pela FMD, ao lado de Vasco, Botafogo e Bangu, entre outros, houve a pacificação do futebol carioca e os clubes da FMD se juntaram aos outros clubes para a disputa do Campeonato Carioca pacificado. O São Cristóvão liderava disparado o campeonato da FMD, sem poder ser alcançado por nenhum outro clube, mas esta liga foi dissolvida sem declarar o São Cristóvão campeão, o que foi uma grande injustiça, por não ter refletido oficialmente a superioridade do time do São Cristóvão sobre os outros concorrentes.

Comprovando que era de fato um grande time, ainda chegou ao vice-campeonato do Torneio Municipal de 1938, perdendo o título para o Fluminense, mas tendo nove vitórias, dois empates e cinco derrotas, trinta e seis gols pró e trinta contra.

Já na segunda edição do Torneio Municipal, em 1943, o São Cristóvão sagrou-se campeão, com nove vitórias, sete empates e apenas uma derrota, com 29 gols a favor e dezessete contra, desta vez, tendo o Fluminense como vice. Em 1951 seria o terceiro colocado.

Em pesquisa de torcidas realizada pelo Ibope e divulgada pelo Jornal dos Sports em 31 de dezembro de 1954, em sua página 5, o São Cristóvão aprecia como a sétima maior torcida do Rio de Janeiro com 1% da preferência, ou 2% se considerarmos apenas os torcedores do sexo masculino.

A maior atuação do São Cristóvão no Maracanã foi em 29 de março de 1975, quando enfrentando o Flamengo de Zico, começou perdendo por 2 a 0 e numa reação sensacional venceu o partida por 3 a 2.

Talvez o último grande momento do clube cadete no futebol, tenha sido o vice-campeonato da Copa Rio em 1998, quando perdeu a decisão para o Fluminense.
Sem dúvida, a maior revelação do São Cristóvão foi o centroavante Ronaldo (que fez 44 gols em 73 jogos pelo clube cadete), o Fênomeno.

O São Cristóvão teve ainda os artilheiros dos campeonatos cariocas de 1919 (Braz de Oliveira, 24 gols), de 1926 (Vicente, 26 gols), de 1928 (Vicente, 20 gols) e de 1943 (João Pinto, 26 gols).

Sua torcida é conhecida como "torcida cadete", pela proximidade do clube com instalações do Exército brasileiro.

Manda jogos no Estádio Figueira de Melo (conhecido como "Figueirinha"), com capacidade para 8 mil espectadores.

RONALDO
Depois de Zico e Romário, da pobreza do subúrbio do Rio emergiria outro super atacante. Ronaldo nasceu em uma casa de um quarto em Bento Ribeiro, no dia 22 de setembro de 1976. O pai era camelô; a mãe, sorveteira, e o garoto ? que dormia no sofá ? até a adolescência tinha como perspectivas mais concretas a carreira no Exército ou tocar bumbo na banda local. O destino só começou a mudar quando os agentes Alexandre Martins e Reinaldo Pitta viram o rapaz, aos 16 anos, marcar cinco gols pelo juvenil do São Cristóvão.

Martins e Pitta compraram o passe de Ronaldo do São Cristóvão por US$ 7.500, e no mesmo ano o rapaz foi negociado com o Cruzeiro por US$ 500 mil, onde impressionou desde o início pelas arrancadas, os dribles e os muitos gols (um detalhe: os dribles curtos, que geralmente antecediam as arrancadas, ele aprendeu nos três anos ? de 1991 a 93 ? no futebol de salão do São Cristóvão).

Títulos
Estaduais
-Campeonato Carioca: 1926
-Vice-Campeonato Carioca: 1934
-Campeonato Carioca da Segunda Divisão: 1965
-Vice-Campeonato Carioca da Segunda Divisão: 1982
-Torneio Início: 4 vezes (1918, 1928, 1933 e 1937)
-Campeonato Carioca de Futebol de Segundos Quadros: 1935
-Campeonato Carioca de Futebol de Terceiros Quadros: 1927 e 1929

Outras Conquistas
-Campeonato Carioca da Sub-Liga (LCF): 1933
-Torneio Municipal do Rio de Janeiro: 1943
-Torneio Quadrangular de Campinas: 1953
-Quadrangular da Colônia Portuguesa de Santarém: 1966
-Torneio Abellard França: 1975
-Torneio ECO: 1992

Categorias de base
-Seletiva de Acesso à Primeira Divisão do Campeonato Carioca de Juniores: 2006

SÍMBOLOS
Uniforme
O uniforme oficial do São Cristóvão é composto por camisa branca, calção branco e meias brancas.

Único time do mundo a possuir um único uniforme oficial.

O time de futebol possui apenas o uniforme todo branco, não tendo, portanto, o fardamento número dois. A FIFA reconhece o São Cristóvão como o único clube a ter apenas um uniforme oficial. Porém, na falta da camisa branca, o clube deve atuar com camisas cor-de-rosa.

A inspiração para o uniforme do São Cristóvão
A primeira vez que o Santos usou o seu uniforme atual foi no amistoso de inauguração do Estádio Figueira de Melo, contra o São Cristóvão, em 1916, e inspirado neste clube. Durante muito tempo, a partir desta data, o Santos pintou o escudo do São Cristóvão nos muros da Vila Belmiro e associados destes dois clubes podiam usufruir das respectivas sedes, mutuamente.

O escudo
O escudo do São Cristóvão possui seis listras pretas na vertical e cinco listras brancas, também na vertical, na parte inferior. Na parte superior, catorze listras (sete pretas e sete brancas), tendo ao redor um círculo salmão com um leme de navio, e no meio do escudo, a denominação SÃO CRISTÓVÃO F.R., numa faixa diagonal branca.

*Torcidas organizadas
Ativa:
-Torcida Jovem Cadete - TJC fundada em 1991.
-Torcida Garra Jovem do São Cristóvão - TGJ
-Torcida Jovem do São Cristóvão - TJSC

*Curiosidades
Gol na Copa do Mundo
Em 21 de novembro de 2006, exatos 80 anos depois da conquista do Campeonato Carioca pelo São Cristóvão, a Fifa reconheceu o atleta cadete Roberto Emílio Cunha como o verdadeiro autor do segundo gol da vitória da seleção brasileira sobre a Tchecoslováquia por 2 a 1 na Copa do Mundo de 1938. Muitos atribuíam este segundo gol a Leônidas da Silva.

Roberto, nascido em Niterói no dia 20 de junho de 1912, passa a ser o único jogador que, com o passe preso ao São Cristóvão, marcou gol durante uma Copa do Mundo. Nessa mesma Copa, a seleção brasileira contava também com o meia-esquerda Afonsinho e o técnico Ademar Pimenta, ambos do São Cristóvão. Pelo São Cristóvão, Roberto jogou entre 1936 e 1942, marcando 81 gols.

NA PRÓXIMA...
Nesta sexta-feira (10/07) traremos a história do Sendas Pão de Açúcar Esporte Clube, do Rio de Janeiro.

Fonte: www.ururau.com.br

Um comentário:

Unknown disse...

Olá tem fotos da conquista do título eco 92