Páginas

Add This

sexta-feira, 3 de julho de 2009

ESPECIAL SEGUNDONA DO RIO

ESPECIAL: SEGUNDONA Conheça o Nova Iguaçu Futebol Clube, o Laranjinha
Foto Ururau / Reprodução
Possui o apelido de “Carrossel da Baixada”, devido a seu uniforme laranja

Nova Iguaçu Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro. Possui o apelido de “Carrossel da Baixada”, devido a seu uniforme laranja, que faz lembrar o da Seleção holandesa que, na Copa do Mundo de 1974, era chamada de “Carrossel holandês”.

O Nova Iguaçu Futebol Clube foi fundado em 1º de Abril de 1990, pela iniciativa de 25 profissionais liberais, amantes do futebol, que sempre tiveram por objetivo fazer do futebol, uma opção de vida para muitas pessoas, principalmente as crianças.

O projeto foi idealizado em meados dos anos de 1988/1989, pelo então Diretor-Presidente Jânio Moraes e apoiado por estes profissionais liberais, que sempre apostaram no futebol como forma social e educativa para crianças, principalmente de caráter carente e discriminadas pela situação sócio-econômica que a vida lhes proporcionou.

Desta forma, no ano de 1990, o NIFC teve seu início em ma sala de 40 metros quadrados, localizada na Rua Topázio, nº 10, no centro de Nova Iguaçu, começando assim, a desenvolver um projeto social desportivo com crianças, com o objetivo de educar, formar e encaminhar estes menores para uma carreira profissional no mundo do futebol ou em outra carreira que fosse escolhida ao longo do tempo de todo aprendizado. A cor adotada foi o laranja, como não poderia deixar de ser, foram as mesmas que deram o título ao município “terra da laranja”, um dos maiores xportadores de laranja da década de 30.

A perspectiva dos diretores do NIFC sempre foi de realizar este projeto social desportivo, mas também, construir um clube, um núcleo de formação de atletas, além de uma marca com a maior visão profissional possível, porém, sempre com os pés no chão, com muito planejamento e equilíbrio. Aproximadamente após um ano de projeto, em 1991, os dirigentes do NIFC, realizaram a primeira grande conquista do até então maior clube da baixada fluminense, através do galinho Zico, Secretário de Esportes do Governo Collor: a cessão do terreno de 135.000 metros quadrados, onde localiza-se a sede do clube da baixada e seu centro de treinamento (CT).

Durante todos esses anos, o CT do NIFC foi construído passo a passo e hoje conta com oito campos de futebol, sendo três de medidas profissionais, para serem usados em jogos oficiais e treinamentos, conforme determinação da FIFA, além de mais cinco campos de medida society, quadra poliesportiva, quadra de areia, centro técnico para treinadores e preparadores, centro médico para atendimento aos atletas com médicos e fisioterapeutas, com toda infra-estrutura de medicamentos e aparelhos necessários para recuperação de atletas.

Sem dúvida nenhuma, podemos afirmar hoje, que o Nova Iguaçu Futebol Clube deixou de ser a maior estrutura da baixada fluminense a nível de clube, para se transformar num dos maiores clubes do Brasil, realizando um trabalho de clube empresa, acompanhando todas as mudanças exigidas pela evolução do esporte, com estrutura e profissionais em cada atividade necessária para o sucesso do “Carrossel da Baixada", forma carinhosa, como o Nova Iguaçu Futebol Clube é tratado, a comparação foi feita em razão da Seleção da Holanda na Copa do Mundo de 1974( toda Laranja).

Em 1991, os dirigentes do Nova Iguaçu obtiveram a posse de um terreno de 135.000 m² para a construção de seu Centro de Treinamento através do então secretário de Esportes do Governo Collor, o ex-jogador Zico.

A equipe disputou o Campeonato Carioca da 1º Divisão em 2006 e 2007, sendo neste ano rebaixado para a 2º Divisão.

No ano de 2008, o Nova Iguaçu conquistou a Copa Rio ao derrotar nos jogos finais o Americano, por 1 a 0 no Estádio Giulite Coutinho e por 3 a 2 no Estádio Godofredo Cruz.

DETALHES DO CLUBE
Alcunhas - Carrossel da Baixada
Mascote - Laranjinha
Fundação - 1 de Abril de 1990
Estádio - Jânio de Moraes "Laranjão"
Capacidade - 3.500 (30.000 depois da ampliação)
Presidente - Jânio Moraes (desde 1990)
Treinador - Mario Coelho

Títulos
Estaduais
-Copa Rio:2008
-Campeonato Carioca da Segunda Divisão: 2005
-Campeonato Carioca da Terceira Divisão: 1994
-Campeonato Iguaçuano: 2005

Outras Conquistas
-Copa João Ellis Filho: 2005.
-Olimpíada da Baixada Fluminense: 2005.
-Summer Cup: 2008.

Categorias de base
-Torneio Otávio Pinto Guimarães de Juniores: 1996.
-Campeonato Carioca de Juniores da Série Intermediária: 1995.
-Campeonato Infantil da AERJ: 1992.
-Torneio de Volta Redonda Infantil: 1991.

NA PRÓXIMA...
Nesta segunda-feira (06/07) traremos a história do Olaria Atlético Clube, do Rio de Janeiro.

FONTE: ww.ururau.com.br

Nenhum comentário: