Páginas

Add This

terça-feira, 3 de maio de 2011

MORTE DE OSAMA BIN LADEN VIRA ISCA PARA AMEAÇAS VIRTUAIS


Não é preciso esperar muito para uma notícia bombástica ser transformada em isca para os incautos na rede. A história da vez é a morte do terrorista Osama bin Laden. O assunto se tornou chamariz de vírus e outras pragas virtuais. O principal foco dos criminosos está nos links criados especialmente para aparecer em lugar de destaque em serviços de busca, como o Bing e o Google. Com uma tática específica de posicionamento nos resultados, os mal-intencionados conseguem incluir páginas contaminadas ao lado das notícias autênticas, confundindo os leitores.
Segundo a empresa de segurança Kasperky, o principal atrativo para a ameaça seria a suposta foto do terrorista morto, ainda não divulgada pelo Governo dos Estados Unidos. Ao entrar no site, o computador do usuário pode ser infectado por um antivírus falso, responsável por “sequestrar” o sistema. Para obter novamente o controle da máquina, o proprietário deve pagar um certo valor – não especificado – aos criminosos ou encaminhá-la para uma assistência técnica. Outros ataques envolvem a existência de vídeos e mais imagens falsas sobre o caso.
Para evitar a contaminação, a empresa de segurança oferece as seguintes dicas:
 
1- Seja cauteloso na busca de informações sobre as últimas notícias. De preferência, acesse somente os sites mais conhecidos.
 
2- Cuidados com os anúncios e links publicados em redes sociais como Facebook, eles também podem conter ameaças.
 
3- Certifique-se que seu computador está atualizado com as últimas versões dos programas (navegador, plug-ins – como o Java – e outras atualizações de segurança).
 
4- Use sempre um software antivírus atualizado para adicionar outra camada de segurança ao seu computador
 

Nenhum comentário: