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sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Acidente com o helicóptero da Senior na Bacia de Campos pode ter sido causado por rompimento das pás do rotor de cauda


As análises dos fatos constam do relatório da Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), que circula pela internet e o blog teve acesso, e que foi emitido no último dia 25 de agosto, pelo Brigadeiro Carlos Alberto da Conceição.
O relatório baixa a Recomendação de Segurança de Vôo Nº 181/2011 que determina um maior controle das falhas das pás do rotor de cauda do helicóptero modelo AW 139. No relatório constam as imagens abaixo das peças do referido helicóptero.
O helicóptero AW319 de prefixo PR-SEK operado pela Senior Táxi Aéreo caiu no mar a 100 km da costa carioca no final da tarde de 19 de agosto. O piloto e três pessoas morreram. Após decolar de uma plataforma petrolífera, o tripulante solicitou pouso de emergência no aeroporto de Macaé, mas a aeronave não chegou ao seu destino.
Além da Cenipa, a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) também publicou uma Diretriz de Aeronavegabilidade de Emergência (DAE), por conta dos resultados preliminares da investigação do acidente com o helicóptero Agusta AW139, na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro (RJ), em agosto.
Segundo a diretriz todos os operadores dos modelos AB139 e AW139 registrados no país deverão seguir as instruções contidas no documento da EASA, conforme disposto no Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 39. A diretriz impõe inspeções repetitivas das pás do rotor de cauda e reduz o limite de vida delas para 600 horas de voo ou 1.500 ciclos.

PS.: Atualizado às 01:10: Clique aqui e tenha acesso à integra do Relatório (Recomendações de Segurança de Voo da Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), a partir do análise do caso do acidente com o helicóptero PR-SEK, modelo AW-139, em 19 de Agosto de 2011, na Bacia de Campos.

Blog do Roberto Moraes

2 comentários:

Anônimo disse...

Onde voce conseguiu estas fotos? legalmente é que não foi!

Marcos Gandra disse...

Caro anônimo, vc não leu a atualização no fim.

Leia o último parágrafo de observação. O relatório com a presentes fotos estão disponíveis para quem quiser ver.

E repare q esta postagem possui o link para o relatório e para a fonte desta notícia.