Páginas

Add This

terça-feira, 5 de julho de 2011

Após incêndio, Tuka Rocha diz: 'Não quero viver essa emoção de novo'

Piloto da Vogel saltou do carro em chamas durante a etapa do Rio de Janeiro da Stock Car; ele teve apenas dois ralados e uma leve contusão no pulmão

 
Um acidente cinematográfico e uma fuga mais surpreendente ainda. Na segunda volta da etapa do Rio de Janeiro da Stock Car, o paulista Tuka Rocha viu seu carro ser tomado pelo fogo. Com uma atitude fria e inteligente, o piloto se jogou no asfalto do Autódromo Internacional Nelson Piquet e acabou se salvando do pior. Apenas um dia após o episódio, ele recebeu a equipe da TV Globo e do GLOBOESPORTE.COM para uma entrevista exclusiva no hospital onde está internado. O piloto se mostrou muito emocionado ao rever as imagens do grave acidente deste domingo. Clique no vídeo ao lado e confira toda a emoção de Tuka Rocha.
 
- Eu não quero viver essa emoção de novo. Só de eu lembrar, meus olhos já enchem de lágrima. Passar pelo que eu passei, a chance de eu ter morrido era enorme. Na verdade, era certo. E eu ter arriscado como eu arrisquei e não ter acontecido nada, é coisa que eu não quero mais viver. Não há conquista que iguale a conquista da vida. Eu nasci de novo, é meu aniversário - declarou.
 
O piloto afirmou que o fogo tomou o carro em apenas alguns segundos e a decisão de saltar do carro teve que ser muito rápida. Apesar da adrenalina e do medo, o piloto se mostrou frio na hora de decidir como iria se livrar da situação de risco e das fortes chamas que tomaram o interior do veículo número 25 da Vogel Motorsport.

Stock Car Tuka Rocha (Foto: Rafael Honório / Globoesporte.com) 
 
Ainda na cama do hospital, Tuka mostra que está tudo bem com sua recuperação (Foto: Rafael Honório) 
 
- Na hora eu sabia que ia morrer. Eu fiz tudo certinho para não acontecer isso. Fiz tudo querendo viver, querendo estar aqui hoje. Não podia ter dado nada errado. Sair do carro em uma situação normal é super-difícil, sair nessa situação então é pior. O fogo pegava e me queimava. Era uma fumaça que eu não conseguia respirar. Eu travei o ar e pensava "não vou apagar" - disse.
 
O problema foi sentido por Tuka quando ele percebeu que o carro havia perdido a tração traseira. O piloto entrou em contato com a equipe Vogel e deduziu que o pneu havia furado. Em apenas alguns segundos, um problema que seria facilmente resolvido nos boxes se tornou em um grande pesadelo para o paulista. Após a queda no asfalto, Tuka se levantou e agradeceu aos céus por estar vivo.
 
- Eu pensei em encostar, mas quando olhei para a frente, ele já estava muito grande. Só pensava "não pode dar nada errado, fica calmo. Não vou morrer". Tirei o volante, o cinto, bati na porta com a perna e ela foi e voltou. Quando voltei para o pedal, eu não sabia o que era o freio e o acelerador. Eu não enxergava nada, porque a fumaça era totalmente preta. Eu quis me pendurar na porta, mas comecei a desmaiar. Me joguei, bati no asfalto e agradeci a Deus. Parecia que tinha ganhado uma corrida - comentou.

A decisão de se atirar no asfalto foi totalmente calculada. Segundo Tuka, em uma reunião entre os pilotos, Cacá Bueno falou sobre o perigo do fogo nos carros da Stock Car. No momento do incêndio, o paulista conseguiu manter a calma e se lembrou do conselho do tricampeão.

- Eu lembrei de uma coisa que o Cacá tinha me falado, que se parasse o carro, o fogo ia para a frente. Foi tudo muito devagar, mas foi muito rápido ao mesmo tempo. Eu pensei "vai ter que ser pulando mesmo". E deu tudo certo: cai no lugar certo e nenhum carro me acertou. Eu vivi de novo - falou.

Já no hospital e sem risco de morte, o acidente com Tuka virou motivo de piada para o piloto e os amigos. Comparado a heróis das telonas, o paulista já ganhou inúmeros apelidos "carinhosos".

- Já me chamaram de MacGyver, de Indiana Jones, de James Bond, de ninja. Mas eu não sou nada disso. Lá, eu tentei fazer o que eu precisava. A gente é preparado para acidente, para bater, mas não para o fogo. Foi bem difícil - afirmou.

carro de Tuka Rocha pega fogo no Rio (Foto: Miguel Costa Jr. / Stock Car) 
 
A fogo começou na traseira do carro e se alastrou em apenas alguns segundos para o interior do veículo; piloto optou por pular ao invés de frear, por conselho de Cacá Bueno (Foto: Miguel Costa Jr. / Stock Car)
 
Com apenas dois ferimentos - no cotovelo e na perna - e uma leve contusão no pulmão - por conta com impacto contra o asfalto -, Tuka afirma que o acidente não irá afastá-lo das pistas. Após passagens vitoriosas pela Fórmula 3000 Euroseries, A1 GP e Fórmula Superliga, o piloto já pensa no próximo desafio. Ele tem previsão de alta para esta terça-feira, 5 de julho.

- Eu estou zerado. Só estou emocionado, mas porque eu escapei da morte. Estou aqui com todo mundo, fazendo o que eu gosto que é correr e acelerar. Vou sentar no carro novo e vou tentar conseguir as primeiras posições na próxima corrida. Isso não vai tirar nenhum pouco da minha vontade. Eu amo o automobilismo. A Corrida do Milhão vem ai. Eu quero construir minha carreira na Stock Car. Essa foi apenas a minha sexta corrida na categoria e estou aqui para ser campeão - finalizou.


GloboEsporte

Nenhum comentário: