Páginas

Add This

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Fim das coligações nas proporcionais não deve valer para 2012


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, no último dia 5, Proposta de Emenda à Constituição que proíbe as coligações nas eleições proporcionais (vereador e deputado), o que causou grande apreensão aos partidos que estavam organizando suas nominatas de candidatos às Câmaras dos Vereadores e tinha até o dia 7 de outubro (um ano antes das eleições do ano que vem) para filiar seus candidatos.

Particularmente, vejo com bons olhos os fins das coligações nas proporcionais por dois motivos: o primeiro, e principal, é que elas possibilitam jogar no mesmo balaio candidatos com perfil totalmente diferente (mesmo sabendo que ideologia partidária é uma fantasia no Brasil, as coligações pioram o sistema); o segundo é que isso pode vir a fazer uma redução das siglas partidárias no Brasil (já são quase 30 legendas, que confundem a cabeça do eleitor e servem de palanque de aluguel).

Porém, faltando tão pouco tempo para as eleições do ano que vem não seria justa essa alteração. Por isso mesmo, alterações na Legislação Eleitoral devem ser aprovadas com um ano de antecedência para vigorarem.

Blog do Campbell

Nenhum comentário: