Páginas

Add This

sábado, 22 de outubro de 2011

Exposição de pacientes com Alzheimer a obras de arte tem efeitos benéficos no tratamento, é o que aponta pesquisa


montagem bodas de cana Paolo Veronese, por mol-tagge.blogspot.comAgência Efe - De acordo com estudo realizado pelo Centro de Medicina do Envelhecimento da Universidade Católica de Roma, a observação de obras de arte por pacientes acometidos de Alzheimer tem efeitos benéficos, entre eles a redução de sintomas como ansiedade e apatia comum nos pacientes que tem essa doença.

O estudo foi feito com 14 pacientes com grau de Alzheimer leve a moderado, na pesquisa os pacientes foram guiados pela pinacoteca da Galeria de Arte Moderna em Roma, no qual apreciaram pinturas de Paolo Veronese, Domenico Morelli entre outros artistas. Após a visita os pacientes foram submetidos a uma reavaliação clínica e psicológica.

"Os resultados comprovam que visitar museus pode frear os primeiros sintomas da doença", explicou Roberto Bernabei, diretor do Centro de Medicina do Envelhecimento. Entre os sintomas da doença que tiveram considerável remissão temos: a apatia, a irritabilidade, a ansiedade e agressividade.

"O teste feito antes e depois da visita pela galeria evidenciou uma notável redução do nível de estresse, não só em quem está mal, mas também nos acompanhantes", explicou a geriatra responsável pelo grupo de idosos Rossella Liperoti que ressaltou o fato dos efeitos da remissão dos sintomas terem se prolongados por semanas.

Embora a exposição às obras de artes atuarem sobre a questão dos sintomas do Alzheimer, nenhum estudo a respeito da influência no déficit cognitivo causado pela doença foi comprovado cientificamente. Em Nova York, o museu de arte moderna já tem parcerias com hospitais onde propiciam visitadas de pacientes com Alzheimer, visitas estas guiadas por profissionais com incentivo a melhoria do quadro geral e a criatividade.

Fonte: Estadão

Nenhum comentário: