Páginas

Add This

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Clarissa Garotinho: "Justiça para quem produz"


Essa semana o Rio de Janeiro teve um triste derrota no Senado que aprovou em votação simbólica o projeto que tira os royalties de petróleo do Rio de Janeiro. O projeto ainda precisa ser votado na Câmara dos Deputados e , embora a bancada federal esteja se posicionando de maneira firme, as bancadas dos estados não-produtores superam em número a nossa.

A perda dos royalties significa para o Rio de Janeiro um verdadeiro desastre. Para se ter uma ideia, a participação dos municípios produtores cai de 26,5% para 17% já no próximo ano. A participação do estado do Rio também despenca de 26,5% para 20%.

Ao se concretizar as perdas, o impacto na administração pública será enorme. Só o município de Campos perde mais de R$ 600 milhões já no próximo ano. A mesma proporção é aplicada aos demais municípios. A saúde, a educação e os serviços essenciais à população serão afetados.
Por isso, a mobilização da população, dos deputados e prefeitos é tão importante. Sem pressão popular, não conseguiremos alcançar a vitória nesta que é a maior luta do Estado do Rio nos últimos tempos.
A prefeita Rosinha assumiu a liderança do povo de Campos, que está sendo um exemplo de resistência e de luta. Foi emocionante ver as caravanas que chegaram na Cinelândia, palco de grandes manifestações populares. Foi mais emociante ainda ver a unidade do povo de Campos, que enfrentou uma chuva forte, na tentativa de fazer o nosso grito ecoar em Brasília e sensibilizar a presidenta Dilma.

A bancada federal, e não podemos deixar de destacar o papel importante que o Garotinho está desempenhando, conseguiu uma vitória esta semana. Foi retirado do texto no senado a emenda que redesenhava as linhas e pontos de refererência que alterava a geografia das bacias. Se isso não tivesse acontecido o Rio de Janeiro estaria praticamente fora do Pré-Sal.

É inegável a necessidade de uma melhor distribuição de recursos. Ao longo dos anos, os municípios brasileiros estão acumulando mais funções, sem, no entanto, receber mais recursos para gerenciar as políticas públicas. Assim, o Brasil está cheio de municípios economicamente inviáveis. Mas a maneira correta de corrigir este problema não é tirando os royalties do Estado do Rio e municípios produtores. Só estaríamos criando novas injustiças e incorreções. O que o Brasil precisa para tirar os municípios do sufoco é de uma Reforma Tributária justa. Hoje a União concentra 60% das receitas tributárias.

Sabemos que ainda temos uma luta enorme pela frente. Mas não vamos desistir e nem abaixar a cabeça. Essa é uma luta de todo o Estado. Essa é uma luta de todos os cidadãos fluminenses! Não vamos desisitir. Justiça para quem produz!

Deputada estadual pelo Partido da República  www.clarissagarotinho.com.brclarissagarotinho@alerj.rj.gov.br

Fonte: O Diario

Nenhum comentário: