A temporada da Fórmula 1 chegou ao fim no domingo com um desfecho surpreendente: título para Sebastian Vettel, o garoto de 23 anos que se torna o mais jovem campeão da história da categoria. Mas o roteiro do campeonato não se resume ao piloto alemão. Ao longo das 19 etapas, teve gente subindo e gente descendo. Do crescimento da RBR à decepção com Michael Schumacher, saiba quem se deu bem e quem se deu mal em 2010.
QUEM SOBE:
Sebastian Vettel (RBR)
Após um início irregular, o jovem alemão cresceu na reta final do campeonato e foi decisivo nas últimas corridas, com vitórias em Interlagos e Abu Dhabi. Acbou se tornando o campeão mais jovem da história da F-1.
Após um início irregular, o jovem alemão cresceu na reta final do campeonato e foi decisivo nas últimas corridas, com vitórias em Interlagos e Abu Dhabi. Acbou se tornando o campeão mais jovem da história da F-1.
Mark Webber (RBR)
Não ganhou a taça, mas provou que tem condições de disputar o título mundial. Aos 34 anos, pode ter perdido a chance de sua vida, mas foi o piloto que menos errou ao longo da temporada 2010 da Fórmula 1.
Não ganhou a taça, mas provou que tem condições de disputar o título mundial. Aos 34 anos, pode ter perdido a chance de sua vida, mas foi o piloto que menos errou ao longo da temporada 2010 da Fórmula 1.
Fernando Alonso (Ferrari)
Apesar do polêmico episódio do GP da Alemanha, quando fez pressão para que a equipe fizesse Massa lhe ceder a liderança, também andou bem na reta final. Levou o carro nas costas em várias ocasiões.
Apesar do polêmico episódio do GP da Alemanha, quando fez pressão para que a equipe fizesse Massa lhe ceder a liderança, também andou bem na reta final. Levou o carro nas costas em várias ocasiões.
RBR
Construiu o melhor carro do ano e deu igualdades de condições a seus dois pilotos ao longo de toda a temporada (à exceção do lapso no GP da Inglaterra). No fim das contas, foi a vitória do time que foi mais esportivo.
Construiu o melhor carro do ano e deu igualdades de condições a seus dois pilotos ao longo de toda a temporada (à exceção do lapso no GP da Inglaterra). No fim das contas, foi a vitória do time que foi mais esportivo.
Kamui Kobayashi (Sauber)
O japonês surpreendeu e se destacou com suas ultrapassagens ousadas, que lhe renderam muitos fãs na F-1. Vale destacar também sua habilidade em andar rápido com os pneus duros no início das corridas.
O japonês surpreendeu e se destacou com suas ultrapassagens ousadas, que lhe renderam muitos fãs na F-1. Vale destacar também sua habilidade em andar rápido com os pneus duros no início das corridas.
QUEM DESCE:
Michael Schumacher (Mercedes)
No retorno após três anos afastado, atravessou uma temporada para esquecer. O alemão teve um desempenho pífio e foi amplamente superado pelo companheiro de equipe, Nico Rosberg. Não conseguiu um pódio sequer.
No retorno após três anos afastado, atravessou uma temporada para esquecer. O alemão teve um desempenho pífio e foi amplamente superado pelo companheiro de equipe, Nico Rosberg. Não conseguiu um pódio sequer.
Felipe Massa (Ferrari)
Não se entendeu com os pneus deste ano e acabou amplamente superado por Fernando Alonso, que acaba de chegar à Ferrari e já tomou sua frente. Não correspondeu às expectativas depositadas nele.
Não se entendeu com os pneus deste ano e acabou amplamente superado por Fernando Alonso, que acaba de chegar à Ferrari e já tomou sua frente. Não correspondeu às expectativas depositadas nele.
Jarno Trulli (Lotus)
Veterano, o italiano foi amplamente superado pelo companheiro Heikki Kovalainen, que não é nenhum espetáculo. Desmotivado, parece estar nos últimos capítulos de sua carreira na Fórmula 1.
Veterano, o italiano foi amplamente superado pelo companheiro Heikki Kovalainen, que não é nenhum espetáculo. Desmotivado, parece estar nos últimos capítulos de sua carreira na Fórmula 1.
Ferrari
Ao contrário da RBR, a equipe italiana sai marcada pelo incidente do GP da Alemanha, quando cedeu aos apelos de Alonso e mandou Massa dar passagem. Na última prova do ano, acabou castigada com a perda do título.
Ao contrário da RBR, a equipe italiana sai marcada pelo incidente do GP da Alemanha, quando cedeu aos apelos de Alonso e mandou Massa dar passagem. Na última prova do ano, acabou castigada com a perda do título.
Há muito tempo não se via uma equipe tão ruim na Fórmula 1. Bruno Senna, Karun Chandhok, Sakon Yamamoto e Christian Klien sofream ao volante do péssimo carro da equipe espanhola.
Globoesporte.com
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