Páginas

Add This

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

MAIS TRABALHO EM MACAÉ Cidade gera 48% dos empregos da região norte



Luiz Bispo

Vista aérea do município de Macaé


Macaé continua sendo um município com amplas oportunidades, principalmente no setor de construção civil e comércio. De acordo com o Ministério do Trabalho, a capital nacional do petróleo atingiu a marca de 103.159 pessoas com carteira de trabalho assinada e 48,8% dos empregos gerados na região Norte do estado do Rio de Janeiro, nos últimos doze meses (de junho de 2008 a junho de 2009), foram criados em Macaé.

“A formalidade do trabalhador é um motivo grande para se comemorar e temos orgulho em dizer que atingimos essa marca. A carteira assinada traz benefícios tanto para o município quanto para o trabalhador. Todas as ações do governo federal e estadual são baseadas em dados do Ministério do Trabalho, como os recursos para o Fundo de Auxílio ao Trabalhador (FAT), que são apurados mediante o número de empregos formais. Esses recursos do FAT também são usados para qualificação profissional. Além de divulgar, diariamente, uma listagem de vagas de emprego para Macaé, por meio da Central do Trabalhador, a subsecretaria de Trabalho e Renda segue o programa de governo do prefeito Riverton Mussi, que tem como meta a qualificação profissional da população do município”, ressalta o subsecretário de Trabalho e Renda, Marcos Vinícius Marins Crespo.

Com esse número de carteiras assinadas, Macaé supera Campos dos Goytacazes, a maior cidade do interior do estado. Campos aparece em segundo lugar, com 88.230 trabalhadores com empregos formais. A subsecretaria de Trabalho e Renda de Macaé disponibiliza a emissão de carteiras de trabalho na Central do Trabalhador e formalizou convênio com o Sistema Nacional de Emprego (Sine), esta semana, por meio da secretaria de Estado de Trabalho e Renda, visando ampliar o atendimento ao trabalhador.

De acordo com dados do IBGE, a população de Macaé, em 2007, era de 169.513 habitantes, com uma população maior de 18 anos – apta ao trabalho formal com carteira assinada – de 121.347. Em 1º de julho de 2009, o IBGE estima que o município tenha atingido o número de 194.313 habitantes. Fazendo uma projeção, tendo como base o número de carteiras assinadas hoje – 103.159 –, chega-se a conclusão que 75,18% da população acima de 18 anos está no mercado formal de trabalho.

Nenhum comentário: