Páginas

Add This

domingo, 21 de agosto de 2011

Sindipetro-NF propõe greve para dia 22 pela falta de segurança na Bacia de Campos

1ª plataforma a decidir pela greve é a P-18

O contigente de petroleiros embarcados na plataforma P-18 decidiu aprovar o indicativo de greve do Sindipetro-NF. Segundo o site do sindicato, foi a P-18 que partiu o voo do Superpuma L2 que caiu e vitimou cinco pessoas em fevereiro de 2008. O Sindipetro-NF agora aguarda a decisão nas assembleias que devem acontecer até às 19 horas deste domingo nas demais plataformas. A proposta do sendicato é de uma parada de 24 horas no dia 22 (segunda-feira) com parada de produção. O site diz ainda "o sindicato quer a participação de todas as unidades nessa mobilização que pode se tornar histórica. Pela primeira vez os petroleiros vão a greve por segurança na Bacia de Campos". 

Sindipetro-NF propõe greve para dia 22 pela falta de segurança na Bacia de Campos

Com transmissão ao vivo pela internet, o coordenador geral, do Sindipetro, José Maria Rangel, falando em nome dos 30 diretores do sindicato, acaba de se manifestar contra o descaso com a política de segurança do trabalho na Bacia de Campos e propôs um indicativo de greve, com parada de produção, por 24 horas, no próximo dia 22 a favor da segurança do trabalho nas plataformas. A greve dever ser decidida em assembleia nas plataformas.

Atualizado às 19:56: Do site do Sindipetro NF:

“PARAR PELA VIDA!”

20/8/2011 - 19:47
“O Sindipetro-NF indica para toda a categoria petroleira na região, trabalhadores de todas as empresas do setor petróleo, a realização de uma greve com parada de produção durante 24 horas, a partir da 0h desta segunda, 22 de agosto. O objetivo é protestar contra a insegurança no setor petróleo, exposta em mais uma trágica queda de aeronave na Bacia de Campos, com vítimas fatais. O sindicato chama os petroleiros a realizarem assembleias simultâneas nas plataformas às 19h deste domingo, 21, com retorno imediato de atas por e-mail (diretoria@sindipetronf.org.br) ou por fax (22-27659550).
Em pronunciamento na noite deste sábado na Rádio NF, o coordenador geral do Sindipetro-NF, José Maria Rangel, afirmou que só a categoria pode mudar a realidade de insegurança no setor petróleo, com a realização de uma greve com parada de produção a cada ocorrência grave como esta da úlltima sexta-feira.
Em várias frentes, o Sindipetro-NF tem atuado de forma pioneira para priorizar o combate à insegurança no trabalho. Ao longo dos últimos anos, dezenas de iniciativas como mobilizações, denúncias ao ministério do Trabalho e demais órgãos fiscalizadores, interdições de plataformas, audiências com ministros e parlamentares, atos públicos, têm caracterizado a ação sindical dos petroleiros da região, influenciando uma mudança de postura da categoria em todo o País.
Na área de segurança aérea, depois do acidente com morte em fevereiro de 2008, o sindicato tomou uma série de medidas, após o lançamento da campanha “Pelo direito de voar com segurança”, que chegaram a provocar algumas melhorias no setor, mas insuficientes para garantir a segurança necessária aos trabalhadores, como confirma esta nova tragédia e as dezenas de ocorrências em aeronaves nos últimos anos.”

Nenhum comentário: