Páginas

Add This

terça-feira, 23 de junho de 2009

ESPECIAL: SEGUNDONA

ESPECIAL: SEGUNDONA Conheça o Tricolor da Dutra, Artsul Futebol Clube
Foto Ururau / Reprodução 
O Artsul possui um moderno centro de treinamento localizado na Baixada Fluminense

O CONSELHEIRO, continua a sequência de especiais sobre os 20 clubes que participarão do estadual da série B do Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira estamos trazendo a história do Artsul Futebol Clube, que é uma agremiação esportiva da cidade de Nova Iguaçu fundada a 19 de junho de 2001.

Clube-empresa formado em 2001, o Artsul possui um moderno centro de treinamento localizado na Baixada Fluminense.

Estréia em 2002 na Terceira Divisão de Profissionais sagrando-se vice-campeão. No ano seguinte se licencia das competições. Volta em 2004 na Terceira Divisão chegando à semi-final.

Em 2005 acaba eliminado na primeira fase do certame. Contudo, em 2006 é convidado a jogar a Segunda Divisão conseguindo um inédito quarto lugar que porém não lhe garante a promoção à Primeira.

Em 2007, a campanha é apenas regular, mas o clube consegue garantir sua permanência na Segunda Divisão.

Em 2008, o Artsul se licencia e fica fora das competições profissionais.

Em 2009, retorna para as competições de âmbito profissional.

Sua sede fica no Bairro de Austin. Revelou o jogador Alemão, que jogou o Campeonato Brasileiro de 2004 pelo Coritiba e que faleceu em acidente automobilístico. Suas cores são azul, verde e branco.

Títulos
*1999 - Vice-campeão da Taça Cidade de Nova Iguaçu (em parceria com a Associação Atlética Volantes), categoria Adultos; 

Estaduais
*Vice-Campeonato Carioca da Terceira Divisão: 2002;

DETALHES DO CLUBE
Alcunhas - Tricolor da Dutra
Mascote - Águia Tricolor
Fundação -19 de junho de 2001 (8 anos)
Estádio - Nivaldo Pereira
Capacidade - 1.000 pessoas
Presidente - Nivaldo Pereira
Treinador - Sérgio Magalhães

ATUALMENTE
Em fase de preparação para o Campeonato Estadual da Série B, aos poucos o técnico Sérgio Magalhães faz com que o elenco do Artsul ganhe formato e ritmo para a disputa da competição. Magalhães dirige coletivos contra o time de juniores e analisa as carências que o Tricolor da Dutra ainda tem para a competição, na qual estreará dia 16 de julho, fora de casa, contra o Bréscia.

Nesta última sexta-feira (19/06) foi um dia de festa para a Baixada Fluminense. O Artsul Futebol Clube comemorou o seu oitavo ano de fundação. No início era ArtFlu, em homenagem ao Fluminense, clube de coração do presidente Nivaldo Pereira, empresário do setor de construção civil. Com o crescimento do projeto, virou Artsul. O clube agora se prepara para dar um salto enorme em sua curta historia: chegar à elite do futebol do Rio de Janeiro.

Para isto, a diretoria aposta em um elenco experiente, com jogadores como Guto, Wennedy, Domício, Vinícius, Thiago Eller, Fabiano e Gleisson. O Tricolor da Dutra ainda pode anunciar nos próximos dias mais dois reforços que estão com seus nomes guardados a sete chaves. "Vamos aguardar um pouco mais para anunciar. Está praticamente acertado, mas é bom aguardar a assinatura dos contratos", disse Ângelo Medina, gerente de futebol do Tricolor da Dutra. 

Na tarde desta sexta-feira, o Artsul enfrentou o Esportistas de Deus, equipe comandada por Duílio, ex-zagueiro de América e Fluminense. Com gols de Guto, de falta, e Gleisson, de cabeça, o time de Austin venceu por 2 a 1. André Norah descontou. O técnico Sérgio Magalhães gostou da movimentação e espera deixar o time no ponto em duas semanas.

"O trabalho está sendo muito bem desenvolvido, estamos exigindo o máximo dos jogadores e eles estão correspondendo bem. O que mais me tranquiliza é o fato de já ter 23 jogadores com seus contratos assinados, e isso facilita o meu trabalho", disse o treinador. 

Artsul: Thiago Eller (Lourenço); Guto (Renato), Arthur (Vinícius), Leandro (Léo) e Fabiano (Marcinho); Domício (André), Fú (Anderson), Cocada (Luizinho) e Wennedy (Ratinho); Gleisson e Waguinho. ESP. de DEUS: Gabriel (Daniel); Thiago, Léo (Igor), Ramon (Mozer) e Cadu (Radamés); Patrick (Rafael), Marlon (Betinho), André (Yuri) e Vinícius (Leonardo); Cris e Washington (André Norah).


ESPECIAL: SEGUNDONA Conheça a Lusa da ilha, a Portuguesa carioca
Foto Ururau / Reprodução 
O presidente Antonio Augusto busca levar a Lusa à elite do Rio

A Associação Atlética Portuguesa é uma agremiação esportiva da cidade do Rio de Janeiro, fundada a 17 de dezembro de 1904. Situa-se no bairro da Portuguesa (subdivisão da Ilha do Governador, que leva esse nome em homenagem ao clube).

A fundação da AA Portuguesa deve-se à uma feliz iniciativa dos Srs Constantino Paiva e Joaquim Martins Leal, estabelecidos com o comércio de sacos vazios e usados. Convidando todos os seus colegas e empregados do mesmo ramo naquela cidade, disputarem , num campo de futebol o valor de duas equipes com as seguintes denominações : 

*Cascões : Representantes (Saqueiros) da cidade do Rio de Janeiro. 

*Cascas : Representantes (Saqueiros) da cidade de Santos 

Assim, justos e contratados, seguiram , devidamente uniformizados para o campo "Associação Atlética Portuguesa " verificando-se que envergava a camisa da Associação Atlética Portuguesa Santista, o conjunto representativo do Rio de Janeiro. Desenvolvendo-se admiravelmente de baixo de grande entusiasmo o encontro amigável . Foi Juiz da partida um diretor da associação Atlética Portuguesa Santista, Sr Santos Martins. O jogo terminou empatado em 1x1.

De regresso no dia imediato, era tanto o entusiasmo, que se principiou a formar palpites sobre uma organização capaz de receber ainda em condição no ano seguinte, uma embaixada em igualdade de condições a esta e procedente daquela cidade de Santos.

Assim, foi que em 17 de Dezembro de 1924 se reuniu à Rua General Pedra, 207, casa esta do Sr Luiz Souza Gomes, um grupo de negociantes e empregados no ramo de sacos vazios e usados, para em conjunto decidirem sobre a função de um clube e seu respectivo nome.

Estando presente 30 iniciadores às 20:30 do dia 17 de Dezembro de 1924, o Sr Antonio Gomes Teixeira um dos mais influentes, abre a sessão e convida para presidir os trabalhos, o Sr Luiz Souza Gomes, e este, depois de aceitar, convida por sua vez, para secretariar a mesa, os Srs. Adriano faria e Constantino Gonçalves.
Pelo Sr.Antonio Gomes Teixeira, foi proposto aos representantes que o clube em fundação deveria ter o nome Associação Atlética Portuguesa, depois de alguns minutos em que ninguém ousou propor outro nome, decide-se por unanimidade de votos, criar o clube com o nome de : ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA PORTUGUESA, sob uma calorosa salva de palmas.

A Portuguesa também teve as suas façanhas internacionais, pois em 1956 fez uma excursão para a União Soviética, onde enfrentou o Dínamo Moscou e o Dínamo Tiblissi, mas a grande façanha foi derrotar o Club Atlético de Madrid por 2 a 1, em Madrid. Outro momento histórico ocorreu em 1976, quando a Portuguesa se sagrou campeã do Torneio Internacional Otávio Pinto Guimarães, ao ganhar do Benfica de Portugal na final realizada no Estádio São Januário, no Rio de Janeiro.

Manda jogos no Estádio Luso-Brasileiro, com capacidade para 12.000 espectadores.

Títulos
Estaduais
-Campeonato Carioca da Segunda Divisão: 3 vezes (1996, 2000 e 2003). 
-Copa Rio: 2000. 

Outras Conquistas
-Torneio Internacional Octavio Pinto Guimarães: 1976. 
-Taça Ivan Drumonnd: 1996. 
-Torneio Internacional Brasil/Angola: 2002. 

Histórico em competições oficiais
-Campeonato Carioca: 1933; 1935 à 1937; 1953 à 1959; 1960 à 1975; 1976 à 1979; 1982; 1985 à 1987; 1991 e 2004 à 2006. 
-Campeonato Brasileiro da Série C: 2003 e 2004. 

Ídolos
-Carlyle 
-Luisinho das Arábias 

DETALHES DO CLUBE

Alcunhas - Lusa
Mascote - Zebra
Fundação - 17 de dezembro de 1924
Estádio - Estádio Luso-Brasileiro
Capacidade - 12.000
Presidente - Antonio Augusto de Abreu

Hino
SALVE SALVE À PORTUGUESA, 
COM CERTEZA, 
PORTUGUESA CARIOCA. 
ME FASCINA, ME DOMINA
NO PEITO SE COLOCA, 
O RUBRO VERDE É MINHA SINA 
QUERO TORCER, TORCER
POR ESTE CLUBE QUERO VER VENCER 
VENCER, VENCER COM GALHARDIA, 
PERDER, PERDER COM FIDALGUIA, 
ASSIM CONTA A SUA HISTÓRIA, 
NÃO É SÓ COM A VITÓRIA QUE VEM A SATISFAÇÃO, 
ENCARA A BRAVA RAÇA LUSITANA, 
PORTUGUESA SOBERANA,
DO MEU CORAÇÃO

ATUALMENTE
Anunciado na noite de domingo (21/06) como técnico da Portuguesa para o Campeonato Estadual da Série B, Marcelo Buarque foi apresentado na tarde desta segunda-feira, no Estádio Luso-brasileiro. Buarque iniciou os trabalhos com uma conversa informal com o elenco, para apresentação, na qual explicou a metodologia de trabalho. Nos próximos dias deverão se juntar à comissão técnica o preparador de goleiros Paulo Sérgio e o fisioterapeuta Diego Félix. 

Apesar de a Portuguesa ter sido o último clube a iniciar os trabalhos para a Série B, com menos de um mês para o início da competição, o treinador garante que o objetivo da equipe da Ilha do Governador é ambicioso: o retorno à elite do futebol do Rio de Janeiro, de onde está afastada desde o rebaixamento de 2006, quando terminou a disputa em último lugar.

"Mesmo com todas as dificuldades, a Portuguesa entrará para buscar o acesso à Primeira Divisão. Em todos os clubes eu chego para ser campeão. Claro que é difícil, mas este será o nosso objetivo. Eu não conheço outra maneira de se obter resultados que não seja trabalhando e, com muito trabalho, tentaremos levar a Portuguesa à elite", explica Buarque.

O treinador garante que o pouco tempo de preparação não o assusta. "Não é o ideal, mas eu ainda estou com um bom tempo para trabalhar. Na carreira de técnico é comum chegar e ter que estrear no dia seguinte. Vamos trabalhar duro para que o time esteja pronto para a estreia, dia 16, em casa, contra o Sendas", conclui.

O Resende, que terminou a Copa Rio em quarto lugar, colocou jogadores a disposição do clube e um acerto pode ser anunciado nos próximos dias. Os trabalhos reiniciam nesta terça-feira, em período integral, no Centro de Educação Física Adalberto Nunes (Cefan), que fica localizado na Avenida Brasil, na altura de Olaria.

RELAÇÃO DE ATLETAS DOS PROFISSIONAIS DO ANO DE 2009

*NOMES DOS ATLETAS :
1-GLAUCIO RODRIGUES DOS SANTOS BASTOS 
2-FABIO CRUZ VITORINO
3-ROBSON DA SILVA OURIQUE
4-ANDRE RICARDO DE OLIVEIRA SANTOS
5-DANIEL TARGINO DE MIRANDA
6-CASSIO DE ALMEIDA MONTEIRO
7-ALEX ALVES DA SILVA PEREIRA
8-DAVENILSON DOS SANTOS BATISTA
9-RENAN DA SILVA SOARES 
10-JHONATAN WILLIAM DA CONCEIÇAO FERREIRA
11-RONALDO SANCHEZ LASMAR 
12-ORLANDO SILVA SANTOS 
13-PEDRO HENRIQUE DA SILVA MELO
14-LUIZ JACINTO ALVES
15-ANDERSON FRANCISCO DA CUNHA
16-RODRIGO NUNES DA SILVA

ESPECIAL: SEGUNDONA Conheça o Aperibeense, o Gigante da Beira Linha
Foto Ururau / Reprodução 
Aperibé já alcançou um vice-campeonato na Terceira Divisão de 2007

Aperibeense Futebol Clube é uma agremiação esportiva da cidade de Aperibé, fundada a 7 de maio de 1951.
Em sua curta trajetória no profissionalismo, o clube de Aperibé já alcançou um vice-campeonato na Terceira Divisão de 2007, logo em sua estréia no profissionalismo, subindo para a Segunda Divisão.

Em 2008, conseguiu, junto com o Bangu, Olaria e o Tigres do Brasil chegar ao quadrangular final do Campeonato Carioca da Segunda Divisão, terminando a competição num surpreendente terceiro lugar, mas não conseguindo a promoção à Primeira Divisão.

Em 2009, disputa a categoria de Juniores e Profissional do Campeonato Estadual da Segunda Divisão. Possui praça de esportes própria, o José Gonçalves Brandão, com capacidade para 1.000 pessoas. Suas cores são o branco e o preto.

Títulos
-Vice-Campeonato Carioca 3ª Divisão: 2007

*Detalhes do clube
Apelido= Gigante da Beira Linha
Mascote= Galo
Fundação= 7 de maio de 1951 (58 anos)
Estádio= Estádio José Gonçalves Brandão
Capacidade= 1.000
Presidente= Reginaldo da Silva Pontes
Treinador= Beá

ATUALMENTE
O Aperibeense na preparação para o campeonato da segunda divisão de 2009, faz treinos em tempo integral. Nos coletivos a equipe vem jogando com: Leandro, Pablo, Wagner, Fernando, Faustinho, Sandrinho, Lucas, Alves, Arlan, Vander e Fabinho. 

O técnico Beá está preparando a equipe que estreia contra o Goytacaz no dia 16 de julho, provavelmente às 19h30 no Arizão, em Campos, jogando em casa somente na segunda rodada quando enfrentará o Nova Iguaçu. Alguns jogadores devem chegar ao grupo na próxima semana, para que o clube de Aperibé faça uma boa campanha em 2009, assim como aconteceu em 2008, quando a equipe chegou na terceira colocação e quase conquistou o acesso a divisão de elite.

FONTE: www.ururau.com.br

Nenhum comentário: