Páginas

Add This

sexta-feira, 26 de junho de 2009

ESPECIAL SEGUNDONA DO RIO... CONHEÇA AGORA O TIME DA MINHA TERRA NATAL

ESPECIAL: SEGUNDONA Conheça o Cardoso Moreira Futebol Clube, o Marreco Foto Ururau / Reprodução
Garrincha também já esteve no clube

Cardoso Moreira Futebol Clube é uma agremiação esportiva da cidade de Cardoso Moreira, fundada a 19 de março de 1935. O Cardoso Moreira foi fundado em 1935 e sempre se manteve como um clube amador. O campo utiliza pelo clube na época é hoje onde se localiza a praça principal da cidade de Cardoso Moreira.

Nesta época, o clube utilizava-se de camisa completamente vermelhas com calções brancos e meiões listrados nas mesmas cores. Na década de 1940, o clube chegou a jogar com camisas quadriculadas em vermelho e branco, shorts brancos e com meiões vermelhos. Na década de 1960, o uniforme ganhava camisetas com listras verticais em vermelho e preto. Já na década seguinte, a camisa branca com duas listras horizontais no centro passava a imperar, um uniforme parecido com o do São Paulo, voltando a camisa vermelha nos anos 80.

Na década de 1990, numa tentativa de se tornar profissional, venceu o Campeonato Carioca da Terceira Divisão de 1994. Contudo, devido a problemas com a prefeitura, teve que abandonar temporariamente os planos de se tornar profissional.

Voltando a ter estrutura e projetos profissionais em 2005, o time sagrou-se novamente Campeão Carioca da Terceira Divisão de 2006. Em 2007, o Cardoso Moreira conseguiu vaga pela Segunda Divisão para disputar o Campeonato Carioca de Futebol de 2008.

O experiente lateral-direito Neném, com passagens por Palmeiras e Botafogo, entre outros times, esteve presente na equipe, treinada por Mário Marques (ex-jogador de Fluminense, Grêmio e Sporting CP), na campanha do acesso à Série A. O uniforme utilizado pelo clube era predominantemente vermelho, com duas listras em formato de ondas horizontais centrais brancas e uma, entre elas, na cor preta.

O clube
O Cardoso Moreira atua no Estádio Antônio Ferreira de Medeiros, o popular Ferreirão, localizado na própria cidade de Cardoso Moreira. O estádio tem capacidade para mil espectadores aproximadamente e sua tribuna de honra chama-se "Tribuna Agnaldo Jacinto da Silva". Suas cores são preto, vermelho e o branco, sendo assim conhecido como o Tricolor Cardosense.

Títulos
Estaduais
-Campeonato Carioca da Terceira Divisão: 1994 e 2006

DETALHES DO CLUBE
Alcunhas - Marreco, Cardosão e Tricolor Cardosense
Torcedor - Cardosense
Mascote - Marreco
Fundação - 19 de março de 1935
Estádio - Estádio Antônio Ferreira de Medeiros
Capacidade - 1.000 pessoas
Presidente - Alexandre Madeira Cozendey
Treinador - Isaac Lopes

GARRINCHA PASSOU EM CARDOSO
Nos últimos anos de carreira, Mané Garrincha rodou o interior do Brasil participando de partidas festivas. O que quase ninguém sabe é que o Cardoso Moreira, cidade que passou a fazer parte do mapa da elite do futebol carioca quando esteve na primeirona, fez parte deste roteiro. Até mesmo muitos cardosenses desconhecem o dia histórico. No fim da década de 70, vestindo a camisa da Associação de Garantia dos Atletas Profissionais do Rio de Janeiro (Agap-RJ), o herói das Copas de 58 e 62 encarou o ainda amador Cardoso Moreira Futebol Clube e teve como companheiro o goleiro tricampeão do mundo em 70, Félix.

No entanto, se para a maioria a recordação do amistoso se perdeu no tempo, um cardosense em especial nunca esquecerá aquele dia: o lateral-esquerdo do Cardoso Moreira na ocasião, Lenílson. Além da emoção de ter marcado seu ídolo, os amigos não o deixariam apagar da memória aquele jogo.

- Eu escapei ileso. Graças a Deus depois não tive problema de coluna por conta dessa partida, mas os amigos me deixaram com muita dor de cabeça. Até hoje rola muita gozação - garante o ex-atleta, de 55 anos, que mostra orgulho ao lembrar da partida, que terminou 1 x 1.

- Rapaz, essa história do Garrincha eu não me recordo a data, mas fiquei maravilhado ao saber que iria enfrentar o melhor ponta-direita da história do futebol. Colocaram uma bomba na minha mão, só que mesmo assim eu fiquei muito envaidecido. Foi muito gostoso, apesar de ter levado vários dribles infernais dele, pelo menos eu não cai no chão - comemora.

Mais de 30 anos depois da partida, Lenilson sabe que aquela equipe que encarou Garrincha perdeu espaço na história do clube para a atual. Mas comemora um "título" que ninguém tira dele.

- Foi uma realização para a cidade o acesso. Sei que faço parte dessa história e isso é muito bacana. Fico satisfeito e assisti aos jogos no Maracanã. Fui mais um homem que não conseguiu marcar Garrincha. Pelo menos tenho o que contar para os meus netos - brinca.


CARDOSÃO ATUALMENTE
O técnico Isac Lopes, está satisfeito com o rendimento dos jogadores do Cardoso Moreira, na pré-temporada, visando a série B do Rio de Janeiro. Isac aguarda por mais dois reforços, Willian e Paulo Vinícius do Americano estão nos planos.

O certo mesmo até agora na equipe, é a zaga formada pelo goleiro Cléber, o lateral direito Tubarão, os zagueiros Nini e Caboclo e a lateral esquerda com Rogério.

NA PRÓXIMA...
Nesta segunda-feira (29/06) traremos a história do CFZ do Rio Sociedade Esportiva LTDA, do Rio de Janeiro.

FONTE: www.ururau.com.br

Nenhum comentário: