Páginas

Add This

segunda-feira, 29 de junho de 2009

ESPECIAL: SEGUNDONA Conheça o CFZ do Rio, o clube do galinho Zico
Foto Ururau / Reprodução
Zico mesmo fora de campo, é o principal destaque

Centro de Futebol Zico do Rio Sociedade Esportiva é um clube da região da Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, fundado a 12 de julho de 1996.
Sua sigla, CFZ, significa “Centro de Futebol Zico”, nome de seu fundador, o ex-jogador Zico. O time também possuiu uma “filial” em Brasília.

O CFZ foi fundado no dia 12 de julho de 1996, data em que registrou seu contrato social, como geralmente ocorre com os clubes-empresas. Seu criador foi o ex-jogador Zico. O clube inicialmente chamou-se Rio de Janeiro Futebol Clube e entrou em atividade seis meses depois do primeiro aniversário do Centro de Futebol, no Recreio dos Bandeirantes. O projeto inicialmente foi concebido como uma escolinha de atletas chamada Nova Geração.

A primeira partida do CFZ ocorreu na categoria juvenil, contra o São Cristóvão, em Duque de Caxias, válida pela Copa Rio. Logo, o então Rio de Janeiro Futebol Clube teria de mudar de nome, pois já existia outro clube com o mesmo nome no estado. No dia 4 de fevereiro de 1998, o Centro de Futebol Zico é oficializado e o "do Rio" é acrescentado para manter a essência da idéia original.

A equipe profissional do CFZ estreou em competições oficiais no Campeonato Carioca da Terceira Divisão de 1997 e sagrou-se campeã da edição. Na partida do dia 27 de setembro, a equipe comandada por Jaime de Almeida derrotou o Duquecaxiense por 1 a 0, gol do japonês Takayuki Suzuki, e conquistou o título faltando uma rodada para o final do quadrangular decisivo.

O CFZ conquistou também o tricampeonato da Segunda Divisão de Juniores (1999, 2000 e 2002). Em 2000, o time juvenil alcançou o título estadual invicto, enquanto a equipe mirim levantou a taça no ano anterior.

O CFZ do Rio deu origem a uma filial sediada na cidade de Brasília: o homônimo CFZ. O clube brasiliense foi fundado no dia 1º de agosto de 1999, em sociedade com a empresa HPMA. Os dois clubes passaram a utilizar os mesmos jogadores e comissão técnica durante algum tempo.

Títulos
Estaduais
-Vice-Campeonato Carioca da Segunda Divisão: 2001.
-Campeonato Carioca da Terceira Divisão: 2 vezes (1997* e 2004).
*Como Rio de Janeiro Futebol Clube.

ATUALMENTE:
O CFZ do Rio acertou a contratação de mais quatro jogadores para a disputa do Campeonato Estadual da Série B.

O zagueiro Ricardo, de 32 anos, ex-Joinville, o lateral direito Édson, que disputou o Estadual pelo Volta Redonda, além dos volantes França, que estava no futebol macedônio e Vinícius Colombiano, de 21 anos, ex- Flamengo, que chega por empréstimo.

Ricardo retorna ao clube onde começou a carreira em 1997. O jogador, que atuou sete anos no futebol japonês ficou feliz com a transferência.

- É uma grande satisfação voltar a trabalhar no Rio de Janeiro, minha cidade natal, além de voltar a defender a camisa do clube que me projetou para o futebol -afirmou.

O zagueiro firmou contrato com o clube até o fim da Segundona e acredita que o CFZ tem grandes chances de conquistar o acesso à primeira divisão do Campeonato Carioca.

- A diretoria tem feito boas contratações e tenho certeza que iremos fazer um excelente campeonato e, se possível, figurar entre os clubes da elite do futebol carioca em 2010, que é um dos objetivos do Zico - concluiu.

Além dos quatro reforços, o CFZ contratou o goleiro Flávio, o zagueiro Thiago Caetano e o volante Cassiano, que junto com o restante do elenco seguem treinando firme no CT de Vargem Pequena, visando a estréia no Estadual contra o São Cristóvão, no dia 16 de julho (quinta-feira) às 15h, no estádio Antunes.

NA PRÓXIMA...
Nesta terça-feira (30/06) traremos a história do Esporte Clube Miguel Couto, de Nova Iguaçú.

FONTE: www.ururau.com.br

Nenhum comentário: