Páginas

Add This

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

PMDB perde força no Sul Fluminense




Das quatro maiores cidades do Sul Fluminense, o PMDB perdeu em três (Barra Mansa, Angra dos Reis e Resende) e terá que enfrentar pela primeira vez na história um segundo turno em Volta Redonda.

Resende, Noel de Carvalho (PMDB) ex-prefeito, ex-deputado federal, ex-deputado estadual, Secretário de Estado nos Governos Brizola, Garotinho, Rosinha e Cabral, sofreu uma humilhante derrota para o atual prefeito José Rechuan (PP), que, proporcionalmente, foi o prefeito mais votado da Região, 46.317 votos (73,44%) e, de quebra, o mais votado da história de Resende. Noel teve 24,53% e Pastor Eleon (PR) 2%. Frisa-se que os votos dados a Rogério Coutinho (PT) ficaram sub júdice e, sendo computados, reduzem os índices de Rechuan (e os de Noel também). Enfim, uma pena que Noel tenha encerrado sua carreira dessa forma, mas uma campanha recheada de ataques não seria suficiente para atingir um prefeito bem avaliado, de posse de uma máquina pesada, que é uma prefeitura.
Em Barra Mansa, o prefeito José Renato até conseguiu reagir um pouco na reta final, mas não conseguiu evitar a vitória do candidato do PCdoB, Jonas Marins, eleito com 45% dos votos. Zé teve 36% e a deputada Inês Pandeló (PT) 24%.

Em Angra, como era de se esperar, a eleição foi disputada voto a voto. No final, Conceição (PT) conseguiu abrir uma certa vantagem e foi eleita por 52,42% contra 47,58% do ex-prefeito e suplente de deputado federal Fernando Jordão (PMDB). Mas o ex-prefeito em boa parte da apuração esteve na frente.

Por fim, Volta Redonda terá pela primeira vez em sua história um segundo turno. O prefeito Antônio Francisco Neto, que se elegeu pela primeira vez em 1996 com mais de 60% dos votos, se reelegeu em 2000 com quase 80% dos votos, conseguiu eleger um “poste”, seu primo Gotardo Neto, em 2004, contra o então poderoso deputado federal Baltazar, de quem Neto foi aliado no passado, e, mesmo após o desgaste de 12 anos do seu grupo no Poder conseguiu a reeleição com 54% dos votos em 2008, terá que enfrentar agora um segundo turno. Neto teve 49,6%, próximo de vencer no primeiro turno, mas, por outro lado, o deputado federal Zoinho conseguiu mais de 70 mil votos e alcançou 42,93% dos votos válidos. Zoinho que disputou as eleições de 2008 dobrou sua votação em 2012.


Nenhum comentário: