Páginas

Add This

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Na opinião do “Opiniões”, quem serão os próximos vereadores de Campos


Que a prefeita Rosinha irá se reeleger no próximo domingo, liquidando a fatura eleitoral em turno único, a despeito das suas muitas contas jurídicas ainda em aberto, ninguém em sã consciência discute mais. Sejam com os 55,5% do Iguape (02/10), ou os 62% que lhe deram o Precisão (27/09) ou o Ibope (18/09), não há projeção racional que aponte a existência de segundo turno. Mas e os vereadores que serão eleitos em 7 de outubro?

Na opinião deste “Opiniões”, formada no bom e velho trabalho jornalístico de observações e conversas com representantes dos mais variados segmentos políticos de Campos, no lugar das 25 cadeiras da Câmara que o presidente municipal do PR Wladimir Matheus chegou a projetar aqui, em setembro de 2011, como domínio exclusivo dos governistas a partir de 2013, os partidos que apoiam a candidatura da prefeita deverão fazer apenas 17, ou 72% do novo Legislativo. Seria mais proporcionalmente, mas não muito, do que os 64,7% representados pelos 11 vereadores eleitos em 2008 pelas legendas que apoiaram Arnaldo Vianna (PDT).
Mas como Rosinha, que da última vez elegeu consigo apenas seis edis, termina sua administração municipal com o dobro de vereadores, na dúzia deles (ou 70,6%) que hoje lhe dá sustentação, nem a imposição da fidelidade partidária pelo Supremo Tribunal Federal pode garantir que ela, se conseguir assumir e desempenhar até o fim o novo mandato quase certo nas urnas, não acabe conquistando mais apoios, mesmo que velados, entre os oito vereadores ditos de oposição que aqui serão projetados com boas chances de eleição no próximo domingo.
Abaixo, coligação a coligação, partido a partido, abaixo seguem os palpites do blog, submetidos aos riscos de quaisquer outros palpites, mas muito pior quando se trata das complicadas contas do coeficiente eleitoral dos pleitos proporcionais. Votos depositados nas urnas e apuração totalizada, depois será só conferir para sentar a pua sobre os erros de avaliação mais que prováveis do blogueiro…
PR/PRB
A coligação do partido dos Garotinho deve fazer seis vereadores, sem sobra. Os mais prováveis são:
1 – Tadeu Tô Contigo (PRB)
2 – Jorge Magal (PR)
3 – Kellinho (PR)
4 – Dr. Abdu Neme (PR)
5 – Dr. Paulo Hirano (PR)
6 – Gil Vianna (PR)
Também estariam na briga: Thiago Ferrugem (PR), Carlos Alberto do Canaã (PR), Adriano Limpa Fossa (PR), Fábio Ribeiro (PR) e Dayvison Miranda (PRB).
PP
Correndo sozinho, o partido do senador Francisco Dornelles deve reeleger, também sem sobra, dois da atual Legislatura,:
1 – Papinha
2 – Albertinho
Também na disputa: Miguelito e Orlando Portugal.
PSB
Os socialistas de legenda, mas não necessariamente próximos ao ideário em suas práticas, devem eleger dois, um de maneira direta, com outro na sobra:
1 – Jorge Rangel
2 – Diego Dias
Também com chances: Altamir Bárbara.
PTC
Outro partido a correr sozinho, também tende a fazer dois vereadores, um deles também na sobra:
1 – Thiago Virgílio
2 – Ozéas
Também disputam: Geraldinho, Renatinho Eldorado, Charles Pipiu e Geraldinho de Santa Cruz.
PT do B e PRTB
A coligação deve fazer também duas cadeiras, uma igualmente na sobra:
1 – Mauro Silva (PT do B)
2 – Eduardo Crespo (PT do B)
Também apresentam chance: Linda Mara (PRTB) e Chico da Rádio (PT do B).
PTB e PSDB
Tradicionalmente de oposição aos Garotinho, o partido do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso pode ter se aliado ao governo de Campos para não colher resultado eleitoral algum, pois as prováveis duas vagas da coligação, uma direta, uma na sobra, devem ficar para a legenda do ex-presidente Getúlio Vargas:
1 – Luiz Azeredo (PTB)
2 – Dr. Edson Batista (PTB)
Também disputam: Neném (PTB), Beto Cabeludo (PTB) e Pedro Nízio (PTB).
PHS
Um partido, mais uma provável vaga à situação:
1 – Professora Auxiliadora
Também na briga: Manoel Alves da Costa, Robinho Barbosa, Luiz Augusto Abençoado, Vinícius Madureira e Dudu de Custodópolis.
PPL, PPS e PDT
Todos os mundos e fundos movidos pelo deputado federal Anthony Matheus, o Garotinho, contra a reeleição do próprio irmão, não devem surtir o resultado esperado pelo presidente regional do PR. Além disso, a coligação da oposição tende a eleger mais um vereador na sobra:
1 – Nelson Nahim (PPL)
2 – Rafael Diniz (PPS)
Também têm chance: Abu (PPL), Cordeiro (PPL) e Toninho Vianna (PPL).
PMDB e PSD
A coligação do partido do governador fluiminense Sérgio Cabral com a legenda criada pelo prefeito paulistano Gilberto Kassab também deve fazer duas cadeiras, uma direta, uma na sobra:
1 – Nildo Cardoso (PMDB)
2 – Fred Machado (PSD)
Também disputam: Dr. Admardo (PSD), Joilso Melo (PSD) e Jorginho Virgílio (PSD).
PT e PSL
Outra coligação da oposição que também tem boas chances de eleger dois, contando um na sobra:
1 – Alessandra Faes (PT)
2 – Marcão (PT)
Também na briga: Odisséia Carvalho (PT), Claudeci das Ambulâncias (PSL) e Professor Alexandre (PT).
PSDC e PMN
Embora oficialmente na oposição, nesta coligação, que também pode eleger dois, sendo um na sobra, devem sair os vereadores mais sucetíveis à mudança de lado ao governo municipal, confirmada a eleição e o exercício do poder por Rosinha:
1 – José Carlos do Detran (PSDC)
2 – Enock Amaral (PSDC)
Também disputam: Kelynho Povão (PSDC), Álvaro César (PMN), João da Égua (PSDC) e Gerusa Peixoto (PSDC).
Obs: Outras coligações e partidos, embora com alguns candidatos bem votados individualmente, na opinião deste blog, montada nas necessidades de legenda e na lógica apresentada nestas eleições, não conseguirão eleger representantes.



Comentário do Blog: A diferença desta lista para a minha é que acho que Fábio Ribeiro terá mais votos que Paulo Hirano, a coligação PSDC e PMN ao meu ver não tem essa força toda, a coligação PV/PC DO B deve pelo menos fazer 11000 votos e eleger a Odete Rocha, Alessandra Faes em primeiro na legenda do PT pra mim é uma novidade que ao meu ver seria mt bem vinda, pois apoio esta candidata, mas na minha conta Odisseia seria eleita, mas estou mudando de ideia, outra coisa é a eleição de Dona Penha que ao meu ver ocorrerá, para mim Rafael Diniz ficará na suplência e Linda Mara terá mais votos que Eduardo Crespo e por último pra mim é uma grande surpresa o candidato Luiz Azeredo.

Nenhum comentário: