Páginas

Add This

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Rosinha Garotinho sanciona Lei do Primeiro Emprego



A Prefeita Rosinha Garotinho sancionou na tarde desta quarta-feira (22), a Lei 8.198/ 2010, que reserva 20% das vagas de empresas financiadas pelo Fundo de Desenvolvimento de Campos (Novo Fundecam) para o primeiro emprego. A lei vai dar oportunidade de inserção no mercado de trabalho a jovens de 16 a 29 anos que estejam qualificados e não tenham experiência profissional.
Rosinha foi muito aplaudida pelos jovens que lotaram o auditório do Centro Administrativo José Alves de Azevedo, sede da prefeitura, onde a lei foi sancionada. Eles comemoraram em coro: “A juventude desta cidade agradece à prefeita de verdade.”
A prefeita enfatizou que 10% das vagas do primeiro emprego serão destinadas a deficientes. “A oportunidade é esta. Não vamos esperar que as empresas precisem de mão-de-obra qualificada. O nosso esforço é fazer com que os empresários qualifiquem aqui”, ressalta a prefeita. Ela foi homenageada com o prêmio Destaque 2010 – Projovem Adolescente, entregue por Maike Barbosa Inocêncio, da Coodin.
O presidente da Federação dos Estudantes de Campos (FEC), Maycon Prado, acrescentou. “Há 8 anos o município não tinha uma política pública voltada para a juventude. Os jovens formados em Campos tinham que ir trabalhar em outras cidades. Agora os jovens de 16 a 29 anos vão ter mais oportunidades de emprego. Com esta lei, o município dá um grande salto para o desenvolvimento. É um presente de Natal para a juventude”, afirma.
- Nunca houve nada parecido no município. “É uma grande conquista da juventude. Desconhecemos outra cidade que peça reserva de vagas para jovens com esta porcentagem, geralmente reservam 10%. A lei é ousada – destaca diretor do Departamento da Juventude da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), Pedro Felipe Andrade.
Segundo o presidente do Fundecam, Eduardo Crespo, a lei será um instrumento para cobrar às empresas financiadas pelo Fundecam a oportunidade do primeiro emprego para os jovens. “Estamos trabalhando para fomentar o desenvolvimento e para que os jovens possam também ter o seu pequeno negócio, através do Programa Municipal de Microcrédito, criado pela prefeita”, declara.

Nenhum comentário: