Páginas

Add This

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Porque Construir em Estrutura Metalica?

Sou representante comercial da Squadrus Construtora e posso afirmar que as estruturas metálicas são as estruturas que apresentam melhor custo  x benefício


Marcos Gandra
(22) 998541440


Porque Construir em Estrutura Metalica? Construir com aço apresenta uma série de vantagens, já consagradas em todo o mundo, que devem ser levadas em consideração quando se escolhe o sistema construtivo da obra. Dentre essas vantagens podemos citar várias.

Estrutura Metalica 2
Fonte: Reprodução
A redução do custo do canteiro de obras causada principalmente pela redução do prazo de construção é um fator que não deve ser desprezado. Normalmente se considera que se, por exemplo, o prazo de construção é reduzido em 20% são de 20% a redução do custo de canteiro. Esse custo se deve principalmente a locações de equipamentos e materiais, despesas com pessoal, e com a administração.
Por que construir um edifício ou uma casa com estrutura metálica? Para responder a essa pergunta, é preciso antes avaliar as condições do entorno. Em terreno acidentado ou locais que dificultam os trabalhos de canteiro, a construção metálica pode trazer alguns benefícios: os componentes da estrutura são levados prontos e o trabalho se limita praticamente à montagem.
De modo geral, as estruturas metálicas são mais comuns na construção de edificações comerciais e industriais. O segmento residencial apresenta maiores dificuldades de viabilizar o uso de estruturas metálicas devido à necessidade de desembolso inicial muito alto e por serem obras baseadas em cronogramas físico e financeiro relativamente extensos.
O grande vilão de mercado é mesmo o de edifícios comerciais. Rapidez, pouco desperdício, prumo certo, desvios menores no orçamento e retorno financeiro mais rápido são as maiores vantagens proporcionadas por esse tipo de construção. É possível, ainda, abrir escadas entre andares e também escolher entre diversas opções de laje: pré-laje, steel deck ou toda espécie de laje protendida.
O entrave, porém, está primeiro no imposto em cascata sobre o aço e, depois, no perfil industrializado, que encarece o sistema. Os materiais industrializados, assim como os painéis pré-moldados, sofrem taxação de IPI e ICMS em cada etapa de industrialização, o que não ocorre com o concreto. “A carga tributária sobre a construção metálica é da ordem de 34% do custo da obra”, por esses custo indigna-se alguns consultores e engenheiros de projeto de estruturas metálicas.

Atualmente no Brasil, o custo nas construções convencionais de edificações de múltiplos andares, tem se dividido nas seguintes proporções:
  • 40% custo de mão de obra direta ou indireta;
  • 60% custo de materiais.
Estrutura Metalica 3
Fonte: Reprodução
Sabemos também que, para a realização de uma determinada operação, o custo global da mão de obra em campo é pelo menos, duas vezes maior do que em uma indústria, tomando-se como base de avaliação, a produtividade.

Portanto, a construção industrializada, traz consigo, possibilidade de reduções dos custos nestes dois aspectos:
  • Diminuição ao máximo das operações construtivas em campo, com consequente redução do número de homens/hora;
  • Projeto inteligente, para racionalização e utilização de materiais de melhor qualidade e de menores preços. Assim sendo, e conforme já falamos anteriormente, os custos globais de uma construção industrializada, via de regra, são inferiores ao de uma construção convencional. Estes devem ser avaliados, tomando-se todos os aspectos da obra, desde o planejamento, o projeto e a especificação e aquisição dos materiais, a mão de obra no canteiro, o gerenciamento e a construção propriamente dita.
Numericamente, em certos tipos de sistemas construtivos, a construção industrializada metálica, pode levar a uma economia de até 25%.

Premonta

Nenhum comentário: