Páginas

Add This

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Falha no Android ameaça quase 1 bilhão de celulares

As mais ameaçadas são as versões anteriores à 4.1 Jelly Bean

smartphone-abrUma falha no sistema operacional Android ameaça quase 1 bilhão de smartphones, deixando-os vulneráveis a hackers. O problema foi anunciado nesta segunda-feira (27) por Joshua Drake, da empresa americana Zimperium, especialista em defesa de ataques virtuais, que alerta que todos os aparelhos com versão a partir da 2.2 podem ser invadidos. As mais ameaçadas são as versões anteriores à 4.1 Jelly Bean.
Batizada de Stagefright (algo como “pavor do palco”), a falha permite que, com uma mensagem de mídia MMS (as que contêm, por exemplo, fotos e vídeos), seja executado um vírus que dá acesso a todos os dados do aparelho. Para isso, basta que o criminoso tenha o número do celular: a vítima não precisa nem ver a mensagem, pois ela pode ser apagada após o celular ser controlado.
“Acreditamos que seja a pior vulnerabilidade do Android até hoje”, explica um post no blog da Zimperium. “Ela expõe 95% dos aparelhos, um número estimado em 950 milhões de dispositivos.”
Proteção – O Google, dono do Android, foi notificado pela empresa em abril (foi negociado um embargo de 90 dias para o assunto se tornar público) e está tentando consertar o bug por meio de atualizações do sistema – até agora o único método para corrigir a falha. No entanto, como o Android é um sistema operacional fragmentado (as correções são negociadas com fabricantes de aparelhos, como LG e Samsung, e entre as redes de telefonia), alguns aparelhos mais antigos podem nem receber as atualizações.
Em comunicado, o Google afirmou que “a vulnerabilidade foi identificada em laboratório, em Androids antigos e, até onde sabemos, ninguém foi afetado. Assim que soubermos da vulnerabilidade tomamos as medidas necessárias e enviamos atualizações para nossos parceiros protegerem os usuários.”

Nenhum comentário: