Páginas

Add This

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Expansão imobiliária fora do eixo central de Campos dos Goytacazes-RJ



Clique na foto para ampliá-la
Empresa mineira lança loteamento para a classe média em Donana, Campos
Divulgação
Clique na foto para ampliá-la
Maquete do bairro planejado Bem Viver Campos, lançado pela Urbamais em Donana
Arquivo
Clique na foto para ampliá-la
Urbanização através do Projeto Bairro Legal em Campos

Da Redação

O crescimento imobiliário fora do eixo central é um fenômeno que vem acontecendo já há algum tempo em Campos, mas ganhou força nos últimos anos, tanto que o município ocupa a 43ª posição no ranking entre as 100 melhores cidades do país para investir em imóveis. No Estado do Rio de Janeiro, o município ocupa a 5ª posição. O ranking foi publicado na edição deste mês da Revista Infomoney. Essa conquista se deve há alguns fatores como o desenvolvimento econômico na região, mas principalmente aos investimentos por parte da prefeitura em infraestrutura.

Além de ser reconhecidamente um município estratégico devido a sua localização, Campos sente os reflexos do desenvolvimento em função dos empreendimentos como o Porto do Açu, no município de São João da Barra (SJB), e do Complexo Logístico e Industrial Farol-Barra do Furado, na divisa entre a cidade campista e a de Quissamã. Além disso, conta com universidades, hospitais públicos, particulares e conveniados, shoppings centers, sendo considerado um polo universitário e tem constantes investimentos em infraestrutura. Esse conjunto contribui para o bom desempenho no ranking, que leva em consideração fatores como área, densidade, empresas atuantes, produto interno bruto (PIB), empregos formais, taxa de urbanização, renda familiar, nível de instrução superior completo, entre outros.

Na análise do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Wainer Teixeira, "apesar de o Governo Federal ter reduzido o crédito imobiliário, empresários estão investimento em Campos por entender que a cidade está passando por um boom de desenvolvimento por conta do Porto do Açu e de Barra do Furado". Ele acrescenta que, em função desse crescimento, se faz cada vez mais necessário que a população se capacite para aproveitar as oportunidades.

Duplicação da RJ-216 valoriza a Baixada

Um dos exemplos a serem observados é a localidade de Donana, no distrito de Goitacazes, na Baixada Campista, área do município escolhida para a instalação de condomínios e bairros planejados, como o Bem Viver Campos, lançado recentemente pela construtora Urbamais, do Grupo MRV. De acordo com o consultor imobiliário Maurício Freitas, devido aos investimentos em infraestrutura, áreas fora do eixo central da cidade estão se valorizando, como é o caso de Goitacazes. Segundo ele, a tendência é de que o distrito cresça ainda mais, já que novos empreendimentos imobiliários estão chegando para somar com os que já estão implantados no local. "Sem sombra de dúvida, atualmente, aquela área significa um bom investimento. As melhorias feitas pelo governo municipal, como a duplicação da Rodovia RJ-216 (Campos-Farol de São Thomé), somadas às que serão realizadas pelas próprias construtoras responsáveis pelos empreendimentos, tendem a valorizar ainda mais o local", avaliou o consultor imobiliário.

Para o delegado do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci-RJ), o corretor Rodrigo Guimarães Ferreira, o setor imobiliário vê a região de Donana e Goitacazes como um dos principais vetores de expansão do município. "A Estrada dos Ceramistas, o Heliporto do Farol de São Thomé, o Complexo Logístico e Industrial Farol-Barra do Furado, o Porto do Açu e a estrutura comercial que hoje já existe em Goitacazes são fatores que fortalecem, aceleram e consolidam aquela região como promissora. Diversas construtoras já reconheceram que esta região é interessante e aportaram vários empreendimentos, como loteamentos abertos, condomínios de luxo e até a verticalização de prédios residenciais", afirmou Rodrigo.

No local, de acordo com informações do secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Edilson Peixoto, as obras estão na fase de acréscimos no sistema de drenagem, asfaltamento e iluminação, além das ligações de redes de drenagem das ruas e a preparação para aplicação da última camada de asfalto em toda extensão da pista da rodovia, desde a rotatória de ligação da Estrada dos Ceramistas até a Avenida 28 de Março.

Programa Bairro Legal

Um dos principais programas da Prefeitura de Campos no que diz respeito à infraestrutura é o "Bairro Legal". Ao todo, 18 bairros do município foram contemplados pelo programa, que muito tem melhorado a qualidade de vida de milhares de pessoas que moravam em áreas de risco. Trata-se de um programa com amplo investimento na infraestrutura e urbanização, como novas calçadas, pavimentação das ruas, sinalização de trânsito, além de melhoria do sistema viário e tratamento paisagístico.

Um dos bairros contemplados foi o Parque Eldorado, em Guarus, onde mais de 100 ruas foram recuperadas, com construção de rede de água potável, rede de coleta de esgoto e rede de drenagem pluvial. As obras acabaram com os alagamentos nas ruas do entorno da Lagoa do Sapo, que invadiam as casas em períodos de fortes chuvas. As ruas receberam asfaltamento, construção de calçadas e sinalização viária.

A prefeitura providenciou ainda, junto à Concessionária Águas do Paraíba, a recuperação da Estação de Tratamento de Esgoto, que trata o esgoto coletado pelas redes em PVC, acabando com as fossas, que transbordavam em diversos pontos de topografia baixa do bairro. Todas as ruas receberam novo sistema de iluminação, que melhorou o aspecto urbano do bairro no período noturno, além de proporcionar mais segurança aos moradores e comerciantes.

Outros bairros remodelados foram: Donana, Ururaí, Residencial Santo Antônio, Penha, Jardim Ceasa, Novo Eldorado, Vila Industrial, Jardim Eldorado, Lapa, Estância e Solar da Penha. Atualmente, o programa está em andamento nos parques Esplanada, Jóquei II e Julião Nogueira. 

Nenhum comentário: