Páginas

Add This

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Sorteio da Copa teria sido armado, segundo vídeo


Imagens tentam provar que a Fifa teria manipulado as chaves do Mundial de 2014

 
Desde sexta-feira, um vídeo circula na internet na tentativa de provar que o sorteio das chaves da Copa do Mundo de 2014, que ocorreu no mesmo dia, foi armado. De acordo com o vídeo, que já tem mais de 1,7 milhão de visualizações, o evento seria apenas enganação para que a Fifa pudesse manipular os grupos.

A suspeita que as imagens levantam ocorrem durante o sorteio. É possível ver que o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, abre as bolinhas na frente da câmera, mas baixa as mãos em seguida e somente depois disso mostra o nome do país. De acordo com o vídeo, neste momento Valcke teria trocado os papéis para mostrar um outro país, já determinado pela instituição.

O vídeo aproveita para comparar a atitude do secretário-geral com a de Cafu, que abriu e retirou o papel da bolinha do Brasil na frente das câmeras, e com a de Fernanda Lima, que age da mesma maneira que o capitão do penta, sorteando a posição dos países no grupo retirando o papel nas vistas do público.

Este vídeo não é o único a apontar uma suposta manipulação do sorteio pela Fifa. Um perfil no Twitter, chamado 'Brasil 2014 Fraude', publicou no dia anterior ao evento que tudo estava armado, acertando o grupo da Argentina, que tem Bósnia, Irã e Nigéria. Apesar disso, 'previsões' como essas podem ser forjadas caso a conta seja privada, segundo o jornal Clarín, já que é possível publicar todo o tipo de combinação, apagar depois que o sorteio ocorrer e só aí tornar público o perfil.

Confira o vídeo que acusa a manipulação:


Nenhum comentário: