De acordo com nota divulgada pela casa a avaliação preliminar dos danos mostrou que vitrais, vidros e mármores do Palácio Tiradentes, sede ALERJ, que é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. foram atingidos. O prejuízo está sendo estimado entre R$ 1,5 milhão e R$ 2 milhões, mas o trabalho de detalhamento ainda está sendo feito por funcionários da Alerj, em parceria com arquitetos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Grande parte dos vidros das janelas da Alerj, principalmente no segundo andar do Palácio, que foi inaugurado em 1926, foram atingidos, além de vitrais franceses e afrescos das fachadas e peças de mármore e do mobiliário, além de parte do Salão Nobre.
O Paço Imperial e a Igreja São José que são vizinhos do Palácio Tiradentes também sofreram danos. Comércios no entorno da Assembleia e da São José foram depredados. Vale ressaltar que foi uma meia dúzia de mal intencionados, enquanto 100 mil estavam na Rio Branco fazendo sua manifestação pacífica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário