Páginas

Add This

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Policiais e bombeiros presos em Bangu 1 recebem tratamento mais desumano que traficantes


Reprodução do Globo online
Reprodução do Globo online


É assustador, revoltante e criminoso o que o ditador sádico Cabral está fazendo com os policiais e bombeiros presos. É uma barbárie e não apenas por afrontar a lei e colocá-los arbitrária e ilegalmente num presídio de segurança máxima, Bangu 1, onde estão os chefes do tráfico condenados.

Para quem não sabe, os policiais e bombeiros estão sendo tratados como presidiários, obrigados a usar o uniforme, permanecem incomunicáveis e não têm nem direito a sair das celas, benefício que até os bandidos de alta periculosidade usufruem.

Para quem não sabe, ao contrário dos bandidos condenados, os policiais e bombeiros não têm direito a receber visitas. Mais grave, muitas famílias correm atrás de informações para saber se seus maridos, filhos ou pais estão realmente em Bangu 1 ou em outra unidade, e nem isso a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros lhes informam. É o mesmo sofrimento que muitos jornalistas do Globo e de outros veículos, que hoje atacam esses pais de família, passaram na ditadura militar buscando notícias de amigos e parentes que a ditadura prendia e ninguém sabia para onde eram levados, ou ao contrário, muitos deles foram presos e seus familiares sofreram esse drama. Meu Deus! Nem os advogados conseguem vê-los.

Pasmem, depois de muita pressão parece que Beltrame autorizou que amanhã recebam a primeira visita, mas perversamente proibiu a entrada dos filhos dos policiais e bombeiros. Querem obrigar os familiares a se cadastrarem no DESIPE como parentes de presidiários e a fazer carteirinha com foto para poderem visitá-los. Eles não são bandidos, não são condenados. Onde é que nós estamos? Isso aqui virou o Irã, a Síria.

Mas o que também me deixa indignado é o silêncio das entidades da sociedade civil, dos intelectuais, dos artistas, dos jornalistas que assinam manifestos pela liberdade de ativistas políticos que estão presos injustamente no Irã, em Cuba e em outros países que não respeitam os direitos humanos, mas que se calam vendo tudo o que está acontecendo aqui, bem diante dos seus olhos. E não posso deixar de registrar também a minha decepção com alguns parlamentares fluminenses que se dizem defensores dos fracos e oprimidos, alguns posam de éticos, de baluartes da moralidade e até agora não abriram a boca diante dessa barbárie.

E não custa lembrar um fato muito importante que muitos parecem não conseguir ou não querer enxergar. Mesmo com toda a repressão, violência e as arbitrariedades praticadas por Cabral, os policiais e bombeiros do Rio de Janeiro, apesar de todas as humilhações e de toda revolta, deram um exemplo à sociedade ao agirem com serenidade, de forma democrática. Não houve um só ato de vandalismo, os policiais e bombeiros não aterrorizaram a população, não houve excessos, apesar de todo o massacre que sofreram. Os policiais e bombeiros do Rio não são terroristas, não são vândalos, não foram irresponsáveis, são pais de família que estão sofrendo uma perseguição odiosa e ensandecida por parte de Cabral e Beltrame, e que lamentavelmente boa parte da sociedade finge não ver e está lhes dando as costas, os tratando como párias. É revoltante! 

Blog do Garotinho

Nenhum comentário: