Páginas

Add This

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Varões valorosos e mulheres bem-aventuradas


Em toda a bíblia vemos histórias de homens usados por Deus para conduzir seu povo à vitória, à libertação e na adoração do Criador. Apesar de serem pessoas indignas, pecadoras, cheias de defeitos, Deus os escolheu para tarefas específicas. Alguns destes foram grandes líderes, profetas, juízes, reis, sacerdotes e pregadores do Evangelho. Todos eles eram falhos, mas prepararam o caminho para vinda do Messias e deram prosseguimento ao seu ministério.
Desde os primórdios da história hebreia-cristã que o Senhor providencia meios para que o seu povo, apesar de pecador, possa entrar em sua presença sem o risco de ser consumido pela glória de sua santidade. Deus se relaciona com o ser humano e o usa para cumprir os seus desígnios. E assim, Ele levanta dentre o povo depravado, líderes fiéis ao seu propósito e a sua vontade, mostrando para todos os homens o quão grande é o seu poder e que não há outro Deus além dEle.
Estas pessoas tinham características que o Todo Poderoso usou para dar prosseguimento ao seu plano de salvação da humanidade. Apesar das fraquezas, Ele aperfeiçoou estes grandes líderes e os conduziu a vitória e ao cumprimento de seu propósito.
Na história do povo de Deus, temos relatos na Lei, nos livros históricos e proféticos e também nos Evangelhos sobre estes líderes e seus feitos. Sob uma visão Cristocêntrica podemos observar nestes relatos bíblicos que tudo remonta ao preparo do caminho para a vinda de Jesus Cristo que é aquele que tiraria o pecado do mundo, o filho unigênito de Deus enviado para nos salvar e libertar. A vinda do Messias prometido por Deus é o cumprimento do que anunciaram os profetas e os seus discípulos deram continuidade aos seus ensinamentos após sua ascensão.

Desta forma, entende-se que nosso Pai Eterno, Soberano, nos amou tanto ao ponto de nos enviar seu único filho, que é a sua forma encarnada, ao mundo para nos livrar da condenação Eterna e proclamar as boas-novas. Para tanto, Ele usou homens como nós, miseráveis e pecadores, destituídos da glória dEle, mas que em suas mãos eram varões valorosos e mulheres bem-aventuradas.