Páginas

Add This

sábado, 30 de junho de 2012

Seis candidatos à prefeitura de Campos




A disputa pela Prefeitura de Campos este ano terá seis candidaturas, enquanto cerca de 1.200 estarão concorrendo à Câmara Municipal, que terá mais oito cadeiras, passando de 17 para 25. Os candidatos à eleição majoritária definidos em Campos são Rosinha Garotinho, tendo como vice Doutor Chicão; Makhoul Moussallem, com vice ainda a definir; Odete Rocha/Andral Tavares; Arnaldo Vianna/Rogério Matoso; José Geraldo/Daniele Alcoforado e Erik Schunk/Amaro Sérgio.

A chapa Rosinha Garotinho (PR)/Doutor Chicão (PP) já estava confirmada desde o dia 24, na Coligação Campos para Todos Nós. Na mesma data também ficou acertado que o PV cederia seu presidente, o advogado Andral Tavares Filho para vice da professora Odete Rocha (PCdoB), cuja candidatura foi oficializada ontem.

Algumas composições foram definidas no final da semana e confirmadas nas convenções realizadas ontem, último dia do prazo previsto na Legislação Eleitoral. Entre elas, Arnaldo Vianna (PDT) tendo por vice-prefeito o vereador Rogério Matoso, na Coligação Coração, Liberdade e Esperança, formada também pelo PPL (presidido pelo vereador Nelson Nahim, presidente da Câmara) e pelo PPS, presidido pelo ex-prefeito Sérgio Mendes.

Foi também realizada ontem a convenção do PT e PMDB que confirmou o médico Makhoul Moussalem para prefeito, e o professor universitário, Alexandre Delvaux do PMDB como vice. As convenções do Psol e PCB definiram pela candidatura do médico sanitarista Erik Shunk (PSol), tendo por vice, o professor Amaro Sérgio (PCB).

Roberto não consegue nominata

O deputado estadual Roberto Henriques (PSD) que contava ter o apoio do governador Sérgio Cabral (PMDB) foi preterido por Arnaldo Vianna (PDT) e não conseguiu seu candidato para vice nem conseguiu montar nominata. A convenção do partido foi realizada às portas fechadas e o deputado não falou com a imprensa.

Na convenção do PRP ficou definido que o empresário José Geraldo Moreira Chagas e a psicóloga Daniele Chagas são candidatos também à majoritária.
A semana foi marcada por várias especulações em Campos, inclusive de que PSC, PHS e PSB sairiam do bloco de apoio à Rosinha e que Roberto Henriques e João Peixoto desistiriam.

Em 2008 estiveram na disputa pela prefeitura seis candidatos: Rosinha Garotinho, Arnaldo Vianna, Paulo Feijó (atualmente deputado federal); Odete Rocha, Marcelo Vivório e Graciete Santana.

Arnaldo na lista de inelegíveis

Mesmo tendo seu nome confirmado na convenção do PDT, o ex-prefeito Arnaldo Vianna poderá não ter validada sua candidatura. Além de figurar na relação de gestores públicos com contas reprovadas do Tribunal de Contas do Estado (TCE), encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral (cujo presidente, Luiz Zveiter, adiantou que tornará todos inelegíveis), está também na lista do Tribunal de Contas da União (TCU), entregue ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O Diário

Enem bate recorde de inscrições, com mais de 6,4 milhões


O número de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 chegou a 6.497.466, batendo novo recorde. Segundo balanço publicado no site do Ministério da Educação, foram registradas 275.769 inscrições a mais que a edição do ano passado. O processo foi encerrado às 23h59 desta sexta-feira (15).
Os Estados que tiveram maior número de candidatos foram São Paulo (1.068.517), Minas Gerais (723.644), Rio de Janeiro (474.046), Bahia (458.101) e Rio Grande do Sul (394.641).
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a confirmação da inscrição só ocorre após o pagamento da taxa de R$ 35, que pode ser feito até 20 de junho. Alunos que estão cursando o terceiro ano do ensino médio em escola pública são isentos do pagamento.
As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, a partir de 13h (horário de Brasília). No primeiro dia, os participantes terão quatro horas e meia para fazer as provas de ciências humanas e da natureza. No segundo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração.
No ano passado, cerca de 6 milhões de estudantes se inscreveram no Enem, mas pouco mais de 5 milhões pagaram a taxa e se habilitaram para fazer a prova. Desde 2009, o exame ganhou mais importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais.
A participação no exame também é pré-requisito para quem quer participar de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Ciência sem Fronteiras. O Enem será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro. A divulgação do gabarito está prevista para 7 de novembro, e o resultado final deve ser divulgado em 28 de dezembro.
Agência Brasil

Eleições 2014: para evitar vitória de Garotinho ao Governo do Rio, Lindbergh Farias (PT) quer apoio da turma do Sérgio Cabral



Reprodução do jornal O Dia, Informe do Dia



Ricardo Gama

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Três acidentes deixam três mortos e oito feridos na RJ 224, em SFI‏


Fotos: Mauro de Souza
Em Morro Alegre, três pessoas da mesma família morreram numa colisão

 Em Morro Alegre, três pessoas da mesma família morreram numa colisão
Três pessoas morreram e uma ficou ferida, numa colisão ocorrida pouco depois das 18h desta sexta-feira (29/06), na RJ 224, em Morro Alegre, São Francisco do Itabapoana. Manoel Antonio Manhães Barreto, 68 anos e o tio dele, Heitor Ferreira Manhães, 84. O filho de Evaldo Manhães, foi socorrido em estado grave e morreu a caminho do Hospital Ferreira Machado, em Campos. Eles estavam no fusca, que colidiu de frente com o ônibus da Esperança Turismo.

No ônibus, o motorista, que estava sozinho teve ferimentos aparentemente mais leves e foi levado para o HFM.

O acidente aconteceu numa curva, o Fusca, que trafegava sentido Campos - São Francisco teria invadido a pista contrária, batendo de frente com o ônibus. O motorista do ônibus tentou evitar a batida, desviando o veículo para o acostamento e acabou caindo num barranco.

No local, a cena era muito forte. A lateral do ônibus ficou bastante avariada e o Fusca ficou destruído. Os corpos das vítimas ficaram desfigurados.

Manoel Antonio era pai do secretário de Meio Ambiente de São Francisco, Amaro Pessanha. A pista ficou interditada por mais de duas horas e o tráfego foi desviado por uma estrada vicinal.



PAI E FILHA DE CINCO ANOS SE FEREM EM CAPOTAGEM
Logo após o acidente do Fusca com o ônibus, pai e filha se feriram numa capotagem, na mesma rodovia. Fabiano Ribeiro Viana, 33 anos e a filha dele de cinco anos, M.F.V., estavam no carro da cfamília, junto com a mãe da menina, que não se feriu. Segundo Fabiano, ele foi ‘fechado’ por outro veículo e perdeu a direção do próprio carro, capotando. Ele teve várias escoriações e a criança foi socorrida com suspeita de fratura na clavícula. Os dois ficaram internados no Hospital Ferreira Machado, em Campos.
COLISÃO COM CINCO FERIDOS
Na parte da tarde, também na RJ 224, próximo a localidade de Santa Rita, em São Francisco do Itabapoana, o Fiat Bravo placa LUP - 4616- Rio de Janeiro e o Gol placa CMJ -7136 de Campos, colidiram e posteriormente capotaram. 

Segundo o Blog do Paulo Noel, no Fiat estavam o advogado Amaro Gerson Miguel Vieira, a esposa Celeste Ribeiro nascimento, a filha do casal e o irmão do advogado. No Gol, apenas o motorista de nome Alex residente em São Domingos.

Todos os ocupantes do Bravo foram levados pelo resgate da Prefeitura de SFI para o Hospital Manoel Carola, onde ficaram internados em observação.

Ururau
Siga: twitter.com/siteururau


ROGÉRIO MATOSO SERÁ VICE DE ARNALDO





Conforme informamos com exclusividade na noite de ontem, impossibilitado de se reeleger vereador, Rogério Matoso decidiu por fazer parte do"Estelionato Eleitoral" promovido por Arnaldo e Ilsan Viana (COMO VOCÊS PODEM LER AQUI). O grupo planeja bancar uma eleição fajuta e substituir o candidato a prefeito no último prazo legal por ILSAN VIANA, devido aos impedimentos judiciais de Arnaldo Vianna já comprovados em duas eleições onde o candidato não teve os votos computados por ter contas rejeitas pelo Tribunal de Contas.

Leia abaixo a postagem publicada a pouco minutos pelo jornalista Alexandre Bastos em seu blog:

"Faltando um dia para a definição das candidaturas, o grupo da oposição começa a definir as alianças. O ex-prefeito Arnaldo Vianna (PDT) deve confirmar amanhã uma aliança com o PPS e o PPL, presidido em Campos pelo presidente da Câmara, Nelson Nhaim. Com isso, o vice em sua chapa será o vereador Rogério Matoso.

O três partidos também vão se coligar nas eleições para o legislativo. O trio tenta obter o apoio do PRP e do PSL. A convenção será amanhã (30), às 18 horas, no Sindicato dos Bancários de Campos."

Número de católicos continua em queda e aumenta o de evangélicos, mostra Censo do IBGE


foto ocristaonosdiasdehoje 

O número de brasileiros que se declaram católicos continua em queda. Nos últimos 20 anos a diminuição desse contingente no total da população do país foi aproximadamente 22%. Em 1991, oito em cada dez brasileiros se diziam pertencentes a essa religião; em 2010, pouco mais de seis fizeram a mesma afirmação. Por outro lado, os grupos evangélicos, que passaram de 9% em 1991 para 22,2% em 2010, são os que mais cresceram no mesmo período. Somente na última década foi observado um aumento de cerca de 16 milhões de pessoas que se declararam evangélicas.

A constatação faz parte do Censo Demográfico 2010 - Características Gerais da População, Religião e Pessoas com Deficiência, divulgado hoje (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O documento traz informações do perfil religioso da população brasileira, além de dados sobre a distribuição espacial das pessoas com deficiência, sua estrutura por idade, escolaridade e inserção no mercado de trabalho.

O pesquisador da coordenação de população e indicadores sociais do IBGE, Cláudio Crespo, destacou que entre os evangélicos o grupo que mais cresce é o dos pentecostais, que inclui as igrejas Assembleia de Deus, do Evangelho Quadrangular, Maranata e Nova Vida. Em 2010, seis em cada dez evangélicos e um em cada dez brasileiros já declaravam frequentar essas igrejas. Por outro lado, o número de evangélicos de missão ou tradicionais, como luteranos, presbiterianos, metodistas, batistas e congregacionais, ficou estável e correspondia, em 2010, a 18,5% dos evangélicos e a 4,1% dos brasileiros.

"Com certeza, 80% dos que deixam de ser católicos se tornam evangélicos pentecostais, principalmente em função de essas igrejas contarem com uma linguagem mais urbana, mais metropolitana, própria dos nossos tempos", explicou.

Apesar desse movimento ser liderado pela igreja Assembleia de Deus, que foi a que mais cresceu entre 2000 e 2010, passando de 8,4 milhões para 12,3 milhõee de fiéis, o documento ressalta que a Igreja Universal do Reino de Deus, que também faz parte do grupo das pentecostais, perdeu quase 300 mil adeptos, passando de 2,1 milhões para 1,9 milhão na última década.

Em relação à distribuição espacial da população evangélica, há uma concentração que acompanha a expansão da fronteira agrícola e o litoral do Sudeste, revelando uma influência dos deslocamentos populacionais.

"As igrejas pentecostais crescem com bastante vigor nas regiões metropolitanas do Rio e de São Paulo muito em função da migração de fluxos vindos do Norte e do Nordeste", acrescentou.

A redução no percentual de católicos ocorreu em todas as regiões, tendo sido mais intensa no Norte, berço da igreja Assembleia de Deus (de 71,3% para 60,6%), enquanto os evangélicos aumentaram sua representatividade nessa região, de 19,8% para 28,5%. Entre os estados, o menor percentual de católicos foi encontrado no Rio de Janeiro (45,8%) e o maior no Piauí, com 85,1%.

* Fonte: Agência Brasil
Fonte de informação:Tribuna do Norte online              
                                                                                              
Foto: ocristaonosdiasdehoje.blogspot      

quarta-feira, 27 de junho de 2012

SAIBA COMO ESTÁ O QUADRO ELEITORAL EM SUA CIDADE


"Semanas finais antes do início da campanha eleitoral.
Relaciono abaixo o quadro eleitoral que começa a ficar mais definido no Rio de Janeiro, com os possíveis candidatos a prefeito no Grande Rio e nas principais cidades do interior:

(Atualizado em 22/06/2012)

Belford Roxo:
PRTB/DEM/PSD/PMN/PSL/PRB/PSDC/PSDB/PR: Waguinho
PT: Dr. Alcides Rolim
PMDB/PP: Sula

CAMPOS DOS GOYTACAZES:
Confirmado - Rosinha Garotinho (PR) vice: Dr. Chicão ou Geraldo Pudim - PR/PTB/PTC/PSC/PRB/PRTB/PHS/PMN/DEM/PP/PSDB/PSB/PTN/PT do B
Confirmado - Roberto Henriques (PSD) - PSD/PMDB
PSDC: João Peixoto
PV: Andral Tavares ou Aloisio Di Donato
PC do B: Odete Rocha
PT: Dr. Makhoul
PRP: José Geraldo
Confirmado - Erick Schunk (PSOL) vice: Professor Amaro Sérgio - PCB/PSOL/PSTU
PDT: Arnaldo Vianna

Duque de Caxias:
PP: José Camilo Zito
PMDB: Washington Reis
PR: Samuquinha
Confirmado - Jorge Moreira Theodoro "Dica" (PSD) - PSD/PRTB
Confirmado - Alexandre Cardoso (PSB) - PSB/PDT/PT/PC do B/PMN/PRB/PPS
Confirmado - Marquinho Pessanha (PTN)
PSOL: Clenícia Zeba
PRTB: Áureo

Itaboraí:
PR/PRB: Altineu Côrtes
PDT: Márcio Panisset
PP: Sérgio Soares
PSC: Audir Santana
PSD: Cosme Salles
PMN: Dr. Carlos Alberto
Confirmado - Helil Cardoso (PMDB)

Itaguaí:
PMDB/PRB/PSD: Abelardinho
DEM: Saulo Farias
PSDB: Luciano Mota
PDT: Genildo Gandra

Japeri:
PDT: Jeferson Dias
PT: André Ceciliano

Macaé:
PSD: Cristino Áureo
PV: Dr. Aluizio
PMDB: André Braga

Magé:
PDT: Narriman Felicidade
PMDB: Nestor Vidal

Maricá:
DEM/PR/PSB/PSDB: Marcelo Delaroli
Confirmado - Washington Quaquá (PT) - PT/PTB/PRB/PHS/PRP/PPL
PSD: Hélcio Ângelo
Confirmado - Ricardo Queiroz (PMDB) vice: Carolino Santos (PDT) - PMDB/PDT/PRTB/PC do B/PT do B/PTC/PSL/PTN/PPS
PSB: Uilton Viana

Mesquita:
PMDB: Mauro Vasconcelos
PR: Dr. Jorge Campos
PT/PSB: Taffarel
PDT/PP/PTC/PHS/PSDB: Farid Abraão
PTB: Fernando Gonçalves
PSC: Gelsinho Guerreiro
PV: Ruy Aguiar

Nilópolis:
PP: Sérgio Sessim
PMN/PR/PTN/PSL/PSDB/PPL: Alessandro Calazans (PMN) ou Neca (PR)

Niterói:
PDT/PPS/PSB/PP/PRP/PT do B/PSL/PTN/PTC/PRTB/PPL: Felipe Peixoto ou Jorge Roberto Silveira
Confirmado - Sérgio Zveiter (PSD) - PSD/PSDB/PTB (com possível apoio do DEM)
Confirmado - Flávio Serafini (PSOL) - PSOL/PSTU/PCB
Confirmado - Rodrigo Neves (PT) vice: Axel Grael (PV) - PT/PSDC/PHS/PSC/PRB/PC do B/PMN/PMDB/PV (com possível apoio do PR, PPL e PT do B)

Nova Iguaçu:
DEM/PR: Rogério Lisboa
Confirmado - Nelson Bornier (PMDB) vice: Thiago Portela (PSD) - PMDB/PSD/PP/PSL/PHS/PSB/PTN/PRP
PC do B: Waguinho ou Fernando Cid
PDT/PSDB/PSC: Sheila Gama (com possível apoio do PT)
PTB/PMN/PSDC/PPL: Walney Rocha
PT: Ferreirinha
PRB: Marcos Fernandes ou Rosangela Gomes
PV: Xandrinho
PSTU: Carlão

Petrópolis:
PT: Paulo Mustrangi
PMDB: Bernardo Rossi
PSB: Rubens Bomtempo
PSC: Hugo Leal
PDT: Nelson Sabrá

QUISSAMÃ:
Confirmado - Otávio Carneiro (PP) vice: Juninho Selem (PR) PRP/PRTB/PTdoB/PSOL/PPS/PCdoB/PTC/PTN/DEM 
PT: Fátima Pacheco

Queimados:
PR: Rogério do Salão
DEM: Azair Ramos
PMDB: Max Lemos
PT: Zaqueu Teixeira

Rio de Janeiro:
Confirmado - Otávio Leite (PSDB)
Confirmado - Marcelo Freixo (PSOL) vice: Marcelo Yuka (PSOL)
Confirmado - Aspásia Camargo (PV)
PMDB/PP/PSB/PDT/PC do B/PSD: Eduardo Paes (se a aliança com o PT vingar, o partido indicará o vice)
PT: Alessandro Molon
Confirmado - Rodrigo Maia (DEM) vice: Clarissa Garotinho (PR)
Confirmado - Fernando Siqueira (PPL)

SÃO JOÃO DA BARRA:
Confirmado - Betinho Dauaire (PR) 
PMDB: Neco
PSDB: Murilo da karol

SÃO FRANCISCO DO ITABAPOANA:
ConfirmadoPedrinho Cherene (PSC)
PR: Frederico Barbosa Lemos
PMDB: Sérgio Elias (O blog foi informado no dia de Hoje que o candidato desistiu da candidatura)
DEM: Valter Junior

São Gonçalo:
PDT/PT/PSD/PSC: Adolpho Konder
Confirmado - Graça Matos (PMDB) vice: Rafael do Gordo (PSB) - PMDB/PSB/PPS/PRTB/PTN/PV/PT do B
PP: Alice Tamborindeguy
PR/DEM/PSDB: Neilton Mulim
PRB: Alexandre Corrêa

São João de Meriti:
PR: Dr. João Ferreira
PSB: Marcelo Simão

Teresópolis:
PMDB: Ariel Rosa
PT: Nilton Salomão"


Fonte: Blog do Guilherme Galvão Lopes 

A MOSCA AZUL

Jorge Roberto não vai disputar a reeleição em Niterói





O prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira (PDT), acaba de anunciar que não vai disputar a reeleição. Ele comunicou sua decisão aos membros do diretório municipal durante a convenção para escolher o candidato do PDT à prefeitura. Jorge Roberto disse que os pedidos da família pesaram em sua decisão.

O partido não decidiu quem vai substituí-lo durante o evento. O diretório delegou ao prefeito o poder de escolher quem será o candidato em seu lugar.

O mais cotado é o deputado estadual Felipe Peixoto (PDT), que tem apoio da maioria dos pedetistas de Niterói. Jorge Roberto defendia o também deputado estadual Comte Bittencourt (PPS), que foi secretário municipal de Governo, mas voltou atrás. As informações são da Jornalista Berenice Seara.

Cláudio Andrade

Coca-Cola brasileira tem taxa maior de corante cancerígeno, diz estudo



Valor encontrado ainda está abaixo do limite estabelecido pela Anvisa.
Substância é usada no corante caramelo, usado na bebida.


Um estudo divulgado nos Estados Unidos pelo Centro de Ciência de Interesse Público (CSPI, na sigla em inglês), nesta terça-feira (26), mostra que as latas do refrigerante Coca-Cola vendidas no Brasil têm a mais alta concentração da substância 4-metil imidazol (4-MI), que, em altas quantidades, poderia levar ao câncer.

PaísQuantidade de 4-MI por 355 ml de refrigerante
Brasil267 microgramas
Quênia177 microgramas
Canadá160 microgramas
Emirados Árabes Unidos155 microgramas
México147 microgramas
Reino Unido145 microgramas
Estados Unidos (Washington)144 microgramas
Japão72 microgramas
China56 microgramas
As latinhas analisadas no país apresentaram 267 mcg (microgramas) de 4-MI por 355 ml de refrigerante. A substância é usada na fabricação do corante caramelo. Pelas normas brasileiras, estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), seu uso é permitido, "desde que o teor de 4-metil imidazol não exceda no mesmo a 200 mg/kg".
(Correção: ao ser publicada, esta reportagem apresentou a medida mg, miligrama, em vez de mcg, micrograma, ao se referir às quantias da substância avaliada no estudo. Após alerta de leitores, o erro foi corrigido às 20h59.)
O valor encontrado nas latinhas brasileiras está abaixo do limite da Anvisa, mas é o mais alto entre os países analisados. O Quênia fica em segundo lugar, com 177 mcg de 4-MI por 355 ml, seguido por Canadá (160 mcg), Emirados Árabes Unidos (155 mcg), México (147 mcg), Reino Unido (145 mcg), Estados Unidos (Washington - 144 mcg), Japão (72 mcg) e China (56 mcg).
A pesquisa foi feita pelo mesmo instituto de pesquisas que, em março fez o mesmo alerta para a substância em latinhas de refrigerante encontradas na Califórnia. Depois disso, a Coca-cola alterou sua fórmula e a taxa de 4-Mi local caiu para 4 mcg por 355 ml.
De acordo com a Coca-Cola, a quantidade da substância 4-MI presente no corante caramelo utilizado dos produtos é "absolutamente segura". A empresa afirma que "os índices do ingrediente apontados em amostra brasileira de Coca-Cola pela recente pesquisa do CSPI (Center for Science in the Public Interest) estão dentro dos padrões aprovados pela Anvisa".

A companhia informou que não vai alterar sua fórmula mundialmente conhecida. "Mudanças no processo de fabricação de qualquer um dos ingredientes, como o corante caramelo, não tem potencial para modificar a cor ou o sabor da bebida. Ao longo dos anos já implementamos outras mudanças no processo de fabricação de ingredientes, no entanto, sem alterar nossa fórmula secreta", informou a empresa, via nota.

Ainda segundo a Coca-Cola Brasil, seus produtos são fabricados dentro das normas de segurança e a empresa continuará a seguir orientações de "evidências científicas sólidas".


Toxicologista explica efeito
Em março, o toxicologista Anthony Wong, diretor do Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (Ceatox), explicou ao G1 que a substância se mostrou tóxica para ratos e camundongos na concentração de 360 mg/kg, que é pouco menos que o dobro do limite legal no Brasil.
O especialista explicou que o órgão mais exposto ao câncer nesses animais foi o pulmão. O fígado também ficou sujeito a diversas alterações, incluindo câncer. Além disso, foram registradas mudanças neurológicas, como convulsões e excitabilidade.

domingo, 24 de junho de 2012

Mercosul suspende participação do Paraguai em reunião


Bloco não aceita Paraguai em cúpula que será realizada nesta semana.

Países dizem que houve 'ruptura da ordem democrática', segundo nota.

Do G1, com agências internacionais

O Mercosul suspendeu neste domingo (24) a participação do Paraguai na Reunião de Cúpula de presidentes programada para a próxima semana na cidade argentina de Mendoza.
O anúncio foi divulgado pelo governo argentino, que possui a presidência rotativa do Mercosul, em comunicado à imprensa divulgado no site do Ministério de Relações Exteriores da Argentina. O Itamaraty confirmou ao G1, por meio da assessoria, que a decisão foi acordada entre os países membros e que a nota foi redigida neste domingo.
Segundo o texto, o bloco decidiu "suspender o Paraguai, de forma imediata e por este ato, do direito de participar da XLIII Reunião do Conselho do Mercado Comum e Reunião de Cúpula de Presidentes do Mercosul, bem como das reuniões preparatórias". A decisão ocorre devido ao impeachment do presidente Fernando Lugo, que teve o mandato cassado na sexta-feira (22) em um processo de menos de 36 horas.

Conforme a nota, Argentina, Brasil, Uruguai, Venezuela, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru decidiram de forma conjunta suspender a participação do Paraguai na reunião de presidentes, que ocorre entre 25 e 29 de junho, diante da "ruptura da ordem democrática no Paraguai".
Venezuela suspende petróleo
Durante a tarde, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ordenou a retirada do embaixador em Assunção, José Franciso Javier Arrué, e a interrupção do envio de petróleo.
"Ordenei retirar nosso embaixador de Assunção (...). E também vamos retirar o envio de petróleo. Sentimos muito, mas nós não vamos apoiar de forma alguma esse golpe de Estado", afirmou Chávez nas cerimônias de comemoração do 191º aniversário da batalha de Carabobo.
"Digo ao ministro da Energia, Rafael Ramírez, que interrompa o envio de petróleo fruto do acordo energético de Caracas", declarou.
Brasil
O Ministério de Relações Exteriores anunciou sábado que convocou o embaixador do Brasil no Paraguai para consultas e considerou como "rito sumário" a destituição de Lugo.
A presidente Dilma Rousseff fez uma reunião ministerial de emergência para discutir a crise.
Mais cedo, o ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, afirmou que o Brasil deve seguir a posição da Unasul(União de Nações Sul-Americanas) no caso e não descartou sanções.
cúpula presidencial da Unasul, que analisará a crise no Paraguai após a destituição do presidente Fernando Lugo, será realizada na quarta-feira (27) em Lima, no Peru.
A Colômbia também anunciou que chamará o seu embaixador no Paraguai para consultas.
infografico cronologia paraguai 24/7 (Foto: 1)
Crise no Paraguai
Federico Franco assumiu o governo do Paraguai na sexta-feira (22), após o impeachment de Fernando Lugo.
O processo contra Lugo foi iniciado por conta do conflito agrário que terminou com 17 mortos no interior do país. A oposição acusou Lugo de ter agido mal no caso e de estar governando de maneira "imprópria, negligente e irresponsável".
Ele também foi acusado por outros incidentes ocorridos durante o seu governo, como ter apoiado um motim de jovens socialistas em um complexo das Forças Armadas ou não ter atuado de forma decisiva no combate ao pequeno grupo armado Exército do Povo Paraguaio, responsável por assassinatos e sequestros durante a última década, a maior partes deles antes mesmo de Lugo tomar posse.
O processo de impeachment aconteceu rapidamente, depois que o Partido Liberal Radical Autêntico, do então vice-presidente Franco, retirou seu apoio à coalizão do presidente socialista. A votação, na Câmara, aconteceu no dia 21 de junho, resultando na aprovação por 76 votos a 1 – até mesmo parlamentares que integravam partidos da coalizão do governo votaram contra Lugo. No mesmo dia, à tarde, o Senado definiu as regras do processo.
Na sexta-feira, 22 de junho, o Senado do Paraguai afastou Fernando Lugo da presidência. O placar pela condenação e pelo impeachment do socialista foi de 39 senadores contra 4, com 2 abstenções. Federico Franco assumiu a presidência pouco mais de uma hora e meia depois do impeachment de Lugo.
Em discurso após o impeachment, Lugoafirmou que aceitava a decisão do Senado.
Mas, neste domingo, Lugo disse que não reconhece o governo de Federico Francoe que, portanto, não deve aceitar o pedido do novo presidente para ajudá-lo na tarefa de explicar a mudança de governo a países vizinhos.

É Ela: Convenção do PR confirma Rosinha e Chicão


Uma festa democrática para lançar a chapa Rosinha Garotinho - Dr. Chicão à reelieção (Fotos de Gerson Gomes) 


A oposição em Campos torcia para que Rosinha não concorresse à reeleição. Rosinha chegou a pensar em não se candidatar de novo para dedicar mais tempo à família. Mas o apelo do povo de Campos que confia nela, sempre a apoiou, chegou a ir pra rua resistir ao lado de Rosinha quando a afastaram da prefeitura pesou na sua decisão. É emocionante ver o carinho de todos com Rosinha.

Fonte: Blog do Garotinho

domingo, 17 de junho de 2012

Angelina, irmã de Ângela Bismarchi, teria cometido suicídio, diz namorado.


A morte da irmã de Ângela Bismarchi, ainda precisa ser esclarecida, mas o delegado 
 que investiga o caso ouviu o depoimento de Jolmar, namorado de Angelina.

-- Angelina morreu durante briga com ex-marido| Foto reprodução internet ---

Ele contou que Márcio havia invadido a casa dela, armado. Houve uma briga entre os três e ela,
que é policial federal, acabou conseguindo desarmar o ex-marido. Segundo o delegado, 
Jolmar será indiciado por homicídio doloso.
“De acordo com o depoimento do namorado dela, Angelina teria disparado conscientemente 
contra o próprio peito”, afirmou o delegado. 
Segundo Almeida, familiares de Angelina relataram informalmente que ela teria um histórico 
de outras tentativas de homicídio. “Ela estaria, psicologicamente, muito debilitada, devido às 
ameaças que vivia sofrendo do ex-marido, que dizia que mataria ela e o namorado”, 
complementou o delegado. 
Após Angelina ter supostamente disparado contra si própria, Jolmar teria conseguido pegar a arma 
e deu três tiros em Márcio, que morreu na hora. Angelina chegou a ser levada para o hospital,
 mas já chegou morta.
*Com informações do G1