Páginas

Add This

domingo, 30 de outubro de 2011

ENEM 2011 ANULADO?












O procurador da República no Ceará Oscar Costa Filho irá recomendar formalmente que o MEC (Ministério da Educação) anule o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011. Segundo o procurador, treze questões do exame aplicado no último final de semana eram cópias idênticas de perguntas que caíram em simulado de um colégio de Fortaleza. "Quando digo idêntica não é equivalência de conteúdo, é uma cópia, uma fotografia mesmo", afirmou.

Costa Filho foi procurado por estudantes que ficaram sabendo do caso em uma publicação na rede social Facebook. As fotos supostamente seriam de apostilas do Colégio Christus e foram postadas pelo perfil de Caio Cipriano. As imagens não possuem identificação do colégio aplicador e nem da data do simulado. O diretor do colégio Christus informou que até o final da tarde a instituição irá publicar uma nota oficial sobre o caso.

Estudantes dizem que colégio de Fortaleza vazou questões do Enem 2011
PF vai apurar suposto vazamento de prova do Enem 2011.


Segundo foi apurado, nove questões são realmente idênticas nas duas provas, uma tem conteúdo parecido e as outras não possuem relação com o exame. O MEC informou que já acionou a Polícia Federal para investigar o caso. Se for comprovada a fraude, os estudantes do colégio podem ser desclassificados do Exame e poderão fazer novas provas no mesmo dia que o Enem será aplicado aos presos. A direção da escola pode ser responsabilizada pelo vazamento.

Para o procurador, o fato das folhas não terem data e identificação não anula a acusação. "Isso é vazamento de conteúdo e vazamento viola a igualddae do processo e consequentemente impõe a anulação do concurso. O Inep tem que se pronunciar sobre isso. Se ele não anular o exame, nós vamos para a justiça ", disse Costa Filho.

"Dessa vez, nós não necessitamos de apuração de fatos, as provas são documentais, são contituídas e os fatos são incontroversos. A prova objetivamente foi violada, a investigação será para saber como isso aconteceu e identificar os responsáveis", afirmou o procurador. 

A Mosca Azul